Um jovem de 19 anos morreu após ser baleado durante uma abordagem da Polícia Militar (PM) em Palotina, no oeste do Paraná, na noite de sexta-feira (19). A vítima foi identificada como Igor Nicolas do Carmo Rodrigues. O caso gerou comoção na cidade e levantou questionamentos sobre a conduta da equipe policial.
A versão da PM
Em nota oficial, a corporação informou que equipes do 31º Batalhão realizavam fiscalização de trânsito quando uma motocicleta teria avançado em direção aos policiais. Segundo a PM, apesar das ordens de parada emitidas, o condutor não obedeceu, oferecendo risco à equipe e a terceiros. Diante da situação, “foi necessário o uso seletivo da força, com emprego de arma de fogo, para cessar a agressão”.
Igor chegou a receber atendimento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), mas não resistiu aos ferimentos. A Polícia Militar instaurou um Inquérito Policial Militar para apurar as circunstâncias da ocorrência.
O que mostra o vídeo
Imagens de câmeras de segurança próximas ao local da abordagem registraram o momento em que o jovem reduz a velocidade, para a motocicleta e é atingido pelas costas por disparos de arma de fogo. Em outro vídeo, é possível ouvir três tiros, e um deles teria inclusive atingido de raspão outro policial. Logo após ser alvejado, Igor cai no asfalto.
Contestação da família
A versão apresentada pela corporação é contestada pela família.
“O que a gente vê no vídeo é que ele não tenta fugir, muito pelo contrário. Quando foi surpreendido, reduziu e parou a moto. O policial que estava à frente começou a atirar nele. Em momento algum meu irmão colocou a vida deles em risco”, declarou Luan, irmão da vítima.
Ele ainda relatou que Igor havia concluído o ensino médio recentemente, estava prestes a iniciar a faculdade, trabalhava em dois empregos — um deles em um restaurante junto da mãe — e se preparava para o alistamento militar da Marinha.
“Ele era muito trabalhador, honesto, carinhoso, tinha um jeito especial de alegrar as pessoas. Todos nós vamos sentir muita falta dele”, disse.
Comoção e protestos
O corpo foi sepultado no domingo (21), no Cemitério Municipal de Palotina. Durante o cortejo, familiares, amigos e motociclistas prestaram homenagens. Após o enterro, um grupo organizou uma passeata pelas ruas da cidade pedindo justiça e cobrando esclarecimentos sobre a ação policial.
O caso segue em investigação.
Com informações de Catve. Veja o vídeo em nossa página do Facebook.