Uma operação da Polícia Civil do Paraná deflagrada na manhã desta quinta-feira, 1º de dezembro, resultou na prisão de cinco indígenas suspeitos de envolvimento no assassinato de uma jovem de 21 anos, cometido com requintes de crueldade na Aldeia Indígena Ivaí, em Manoel Ribas, no dia 12 de maio deste ano. Entre os presos está o cacique da tribo e outros dois índios, que foram presos na aldeia. Outros dois indígenas foram presos em Maringá e um suspeito segue foragido.
Eles estão em uma cela separada na carceragem da Delegacia de Maringá e devem ser transferidos para Manoel Ribas nos próximos dias.
O crime gerou muita repercussão. A vítima foi violentada sexualmente, teve objetos introduzidos no corpo e foi agredida até a morte. O corpo dela foi encontrado em uma trilha na mata. A polícia teve dificuldade para analisar a cena do crime. Alguns índios atacaram as equipes que atendiam a ocorrência. Na época, os suspeitos se recusaram a fornecer material genético para exames.
Em nota, a Polícia Civil informou que foram cumpridos sete mandados judiciais e que as investigações apuraram que os suspeitos obrigavam os demais integrantes da aldeia a dificultar as investigações e atacar a polícia.
Veja a nota da Polícia Civil na íntegra
“A PCPR em Manoel Ribas cumpriu na data de hoje (01/12/2022) sete mandados de busca e apreensão, e seis mandados de prisão temporária na Aldeia Indígena Ivaí, cidade de Manoel Ribas. Os mandados se deram em virtude de um homicídio ocorrido na aldeia, no dia 12/05/2022, de uma mulher indígena (21), com requintes de crueldade. Desde o início, os envolvidos obrigavam os demais indígenas a dificultar as investigações, partindo para cima das equipes policiais, principalmente devido à suspeita de o Cacique da Aldeia estar envolvido. Como resultado da operação, 03 indígenas, inclusive o cacique, foram presos na aldeia, 02 indígenas foram presos na cidade de Maringá, com apoio de uma equipe da PCPR daquela cidade e 01 indígena está foragido. As buscas resultaram na apreensão dos celulares dos suspeitos”.