DESTAQUES DO DIA

Índice de preços de alimentos sobe no Paraná em abril, segundo Ipardes

O Índice de Preços Regional Alimentos e Bebidas (IPR-Alimentos e Bebidas) do Estado do Paraná apresentou alta de 0,56% durante abril, segundo o cálculo divulgado nesta terça-feira (7) pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes). Apesar disso, o crescimento foi em ritmo menor na comparação com os cinco meses anteriores. O resultado do mês passado ainda representou uma queda de 0,58 ponto percentual em relação a março (1,14%).

Entre os seis municípios paranaenses que fazem parte do cálculo, destaca-se a queda de 0,06% em Cascavel. As altas ocorreram em Curitiba (1%), Maringá (0,96%), Ponta Grossa (0,70%), Foz do Iguaçu (0,48%) e Londrina (0,26%).

Dos 35 produtos que compõem o Índice de Preços Regional Alimentos e Bebidas, as reduções mais significativas foram da banana-caturra (-18,68%), feijão carioca (-7,12%) e feijão preto (-6,98%), explicados pela melhora nas condições de produção e a ampliação dos estoques.

Já entre as maiores altas relatadas em abril estiveram a do alho (18,63%), cebola (15,01%) e tomate (5,39%), reajustes vinculados ao processo de finalização das últimas safras.

Com os números aferidos no mês de abril, o índice acumulado nos últimos 12 meses apresentou uma leve queda, fechando o período com aceleração de 2,80%.

* Com informações da AEN