PARANA

Governo do Paraná ativa 779 leitos de UTI em duas semanas

Governo do Paraná ativou 779 leitos restritos para pacientes com casos confirmados de coronavírus no decorrer das duas últimas semanas. O aumento emergencial iniciou no dia 22 de fevereiro, e desde aquele momento, 259 UTIs e 520 enfermarias estão à disposição dos indivíduos em todo o Estado.

Com início no último sábado (6) até a noite de ontem, foram ligadas 46 UTIs e 35 enfermarias nas cidades de Curitiba, com 23 UTIs, Campo Mourão com 6 UTIs, Paranavaí, 5 UTIs e 20 enfermarias, Irati, 8 UTIs, Palotina, 4 UTIs e 5 enfermarias e Bandeirantes com 10 enfermarias.

“O Paraná tem feito um grande esforço para ampliar o maior número de leitos possível para os casos suspeitos e confirmados da Covid-19. Nestas duas semanas, de acordo com número de leitos abertos, é como se o Estado tivesse aberto um novo hospital de grande porte para atendimento aos paranaenses”, disse o governador do Estado, Carlos Massa Ratinho Junior. Ele ainda complementa que “infelizmente sabemos que estas ações não são infinitas e que estamos no limite, seja com equipamentos, medicamentos ou equipe médica especializada. Por isso contamos com o apoio da população em retomar as medidas de prevenção e evitar a contaminação pelo vírus.”

Quantidade de leitos

Conforme a Regulação de Leitos Estadual, ontem o Paraná totalizava1.473 leitos de UTI Adulto e 2.267 enfermarias, com ocupação de 97% e 80% respectivamente.

“Este é o maior número de leitos ofertados em todo o Estado desde o início da pandemia. Porém, a fila de espera por leitos exclusivos também tem aumentado, chegando a 1.071 pacientes aguardando por uma transferência nesta data, ou seja, por mais que o Governo disponibilize mais leitos a quantidade de pessoas que se contaminam e precisam de atendimento ainda é maior”, afirma o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.