ESPORTES ÚLTIMA HORA

Estado de São Paulo registra sua primeira morte por dengue em 2025

Estado de São Paulo registra sua primeira morte por dengue em 2025

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O estado de São Paulo registrou a primeira morte confirmada por dengue no estado neste ano, segundo o Ministério da Saúde.

A morte aconteceu no município de Birigui, município a cerca de 500 km de São Paulo. Segundo dados da pasta, ainda há 45 mortes pela doença em investigação desde o início do ano no estado paulista.

Entre as mortes investigadas, está a de um médico de 67 anos em Presidente Prudente, município a cerca de 550 km da capital paulista.

De acordo com boletim do hospital, a vítima deu entrada com dengue no domingo (5). Na terça (7), exames confirmaram a dengue grave. O paciente foi internado na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) com comprometimento pulmonar e morreu na quarta (8).

O Hospital Unimed Presidente Prudente lamentou a morte do ortopedista Ricardo Zuniga Mattos. Em nota, pontua que a causa definitiva será determinada pelo setor de vigilância em saúde do município. A prefeitura de Presidente Prudente não se pronunciou sobre o caso.

A primeira morte por dengue registrada no Brasil em 2025 foi em Mazagão, no Amapá. O Ministério não informou as datas dos óbitos.

AUMENTO DE CASOS NO ESTADO

Desde o início de 2025, o número de casos de dengue no estado de São Paulo já é maior do que nas duas primeiras semanas de 2024, segundo o painel de monitoramento de arboviroses do Ministério da Saúde.

No ano passado, foram 16.291 casos sob investigação na primeira semana. Neste ano, já são 28.402, segundo a Saúde.

Em nota, a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo afirma que está monitorando a dengue e capacitando agentes de saúde no controle do Aedes aegypti com apoio técnico e repasse de inseticidas.

Nesta quarta (15), o governo paulista confirmou ter identificado a circulação do sorotipo 3 da dengue. A variação preocupa infectologistas, já que pessoas com anticorpos temporários ao tipo 1 e 2 da dengue continuam vulneráveis ao tipo 3.

A nova cepa reapareceu no país em 2023 -na ocasião, a Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) firmou que o país não registrava epidemias da doença provocadas pelo sorotipo 3 há mais de 15 anos-, e circulou também em 2024 e deve avançar neste ano.

Em nota, o Ministério da Saúde afirma que fez um acréscimo de 50% no orçamento destinado ao controle da dengue no país, em um total de R$ 1,5 bilhão e fez envio para regiões prioritárias no combate às arboviroses no país, com a dengue, zika, chikungunya e oropouche.

“O Ministério da Saúde mantém diálogo constante com as secretarias de saúde e, nesta semana, foram enviadas equipes para o Vitória (ES), São José do Rio Preto (SP), Foz do Iguaçu (PR) e Acre (reunião com gestores do estado e dos municípios de Cruzeiro do Sul, Tarauacá, Feijó e Rio Branco)”, afirma a pasta.

COMO PREVENIR A DENGUE

Confira recomendações de infectologistas

Limpe os objetos
Sempre que possível, higienize vasos, potes, pratinhos e outros objetos que acumulam água (mesmo que secos).

De olho na caixa d’água
Mantenha a caixa d’água sempre fechada com tampa adequada

Verifique as calhas
Remova folhas, galhos e o que possa impedir o escoamento de água pelas calhas

Feche bem o lixo
Coloque o lixo em sacos plásticos e mantenha a lixeira bem fechada

Evite entulhos
Entulhos podem ser ótimos criadouros para o mosquito; faça o descarte consciente

Agora com Notícias em Tempo Real !

Sending
User Review
0 (0 votes)