Milhares de alunos matriculados na rede privada de ensino voltaram às salas de aula nesta segunda-feira (1º). Ensino público deve voltar no dia 18 de fevereiro.
Escolas particulares de Maringá, no norte do Paraná, retomaram as aulas presenciais nesta segunda-feira (1º). O retorno é facultativo, ou seja, os responsáveis decidem se querem enviar os estudantes para as instituições.
A prefeitura autorizou a volta às aulas por meio de um decreto publicado no dia 25 de janeiro. As atividades estavam suspensas desde 2020 por causa da pandemia do novo coronavírus.
Para o retorno, as escolas tiveram que adaptar o modelo de ensino, com capacidade reduzida nas salas, distanciamento entre mesas e protocolos sanitários, com uso de máscara e álcool em gel.
Cabe a cada escola definir quais turmas voltam integramente para as salas de aula e quais passarão por um esquema de rodízio, com base na capacidade dos colégios.
Rede municipal e estadual
Nas redes municipal e estadual públicas, a volta às aulas está programada para o dia 18 de fevereiro.
Sobre os colégios estaduais, o Governo do Paraná publicou um decreto no dia 20 de janeiro autorizando a retomada. Apesar disso, a publicação não estipula datas.
O retorno das aulas presenciais deve funcionar no modelo híbrido, com revezamento entre os alunos.
Pela proposta, um grupo de estudantes acompanha a aula presencialmente, na escola, e os outros alunos da turma participam da mesma aula, simultaneamente, de maneira remota.
As instituições também terão que seguir normas sanitárias estipuladas pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), como o uso de máscara e distanciamento.