A equipe de Reumatologia do Hospital Universitário de Maringá (HUM) acaba de conquistar três prêmios “Dr. Acir Rachid”, concedido pela Sociedade Paranaense de Reumatologia (SPR). Em anos anteriores a equipe composta por médicos residentes e docentes do Departamento de Medicina da Universidade Estadual de Maringá (UEM), que atuam no Ambulatório de Especialidades do Hospital Universitário, ganhou prêmios da SPR.
Concorrem ao prêmio universidades de todo o Paraná. Na categoria relato de caso, a equipe do Programa de Residência Médica em Reumatologia conquistou o 1º e o 3º lugares, respectivamente, com os trabalhos “Ganglionopatia Por Doença De Sjögren Um Desafio Diagnóstico” e “Necrose Digital Secundária A Vasculite Periférica Em Paciente Com Artrite Idiopática Juvenil Sistêmica Grave: Relato De Caso”. Já na categoria Trabalho Original, a dissertação de mestrado “Tuberculose Latente Em Pacientes Com Doenças Reumáticas Inflamatórias Autoimunes” também conquistou o 1º lugar.
“Desde 2009 participamos da premiação, pois ela tem uma importância grande para as universidades do Estado, não só pelo prêmio em si, mas também pela figura do Dr. Acir Rachid, que foi o grande nome da reumatologia no Paraná. Para nós é uma oportunidade de divulgar nosso trabalho, além de ser um reconhecimento da qualidade dos serviços que prestamos”, destaca o médico e docente Paulo Roberto Donadio, coordenador do curso de Medicina e do setor de Reumatologia do HUM. O doutor Donadio é o mais antigo médico do Hospital Universitário de Maringá ainda em atividade e conheceu pessoalmente o Dr. Acir Rachid, que morreu em 2016 aos 95 anos e era uma das maiores referências em Reumatologia no Brasil.