As obras para recuperação da orla de Matinhos já fazem o mercado imobiliário sentir o sopro de novos ventos no litoral do Paraná. Segundo o relato de imobiliárias matinhenses, a procura por imóveis está em alta e novas construtoras também estão chegando ao município, ao mesmo tempo em que muitas pessoas acabaram demovidas da ideia de se desfazer de sua casa ou residência no litoral paranaense para comprar algo no estado vizinho de Santa Catarina. Um movimento que tem resultado na valorização dos imóveis litorâneos – uma valorização que pode ser ainda maior.
Segundo Michel Wolff, diretor comercial da Crescer Imóveis, desde que as obras começaram os imóveis em Matinhos tiveram uma valorização entre 10 e 15%. O relato é parecido com o de Marivânia Rocha, proprietária da Marivânia Rocha Imóveis, que percebe uma alta de 10% nos preços.
“O mercado imobiliário mexeu bastante. É uma obra de grande vulto, que valoriza os imóveis das áreas escolhidas para receberem investimento. Mexeu com Caiobá, com o Centro de Matinhos e com os balneários também. A valorização já é visível”, afirma Wolff, ao que Rocha emenda indicando que essa alta nos preços ainda deve alcançar um patamar mais expressivo
Outro fator que explica essa baixa oferta de imóveis é o fato de muitas pessoas que pensavam em comprar imóvel em praias de outros estados (principalmente de Santa Catarina) terem mudado de ideia. Na prática, isso tem se traduzido também numa espécie de vida nova para a cidade, com muitos imóveis que estavam um tanto abandonados sendo reformados por seus proprietários, que agora se preparam para voltar a aproveitar o tempo de descanso nas praias do próprio Paraná.