DESTAQUES DO DIA

Em 2023, Tom Brasil lançará seu primeiro disco 100% autoral

Rompendo um hiato de quase cinco anos, o músico, escritor e comunicador Tom Brasil lançará seu 33º disco em 2023. Pela primeira vez em 42 anos de carreira, será um trabalho totalmente autoral, repleto de composições assinadas por ele ou em parceria com seu filho, Helitom Viola.

Em conversa exclusiva com O Maringá, Tom explica que, nos trabalhos anteriores, entravam poucas canções autorais de sua lavra. Segundo ele, a inspiração era dirigida à produção de suas obras literárias.

“Aí um dia, fiz uma canção. O Jair Rodrigues (1939-2014), pouco antes de morrer, falou: ‘eu preciso gravar essa música, eu preciso gravar essa canção’. E [eu] muito aconselhado pelo Renato Teixeira também. Comecei a perceber que as minhas canções tinham substância. Como sou maestro arranjador, a parte estrutural da música não fica difícil. E agora, as minhas letras vão ser postas à prova”, explica o artista, citando também o incentivo de gravadoras e da agência que cuida de seus direitos autorais.

Nesse momento, o musicista, que é muito conhecido em Maringá e no Paraná, está concentrado na produção e gravação desse novo trabalho. São 26 pessoas envolvidas no projeto, com produtor para o CD (estúdio) e DVD (ao vivo).

O CD leva o nome de “Os quatro elementos”, pois o foco é em água, terra, fogo e ar. “É um período que a gente fala muito do meio ambiente, mas faz pouco”, citando que, para mudar o mundo, é preciso mudar ao redor, dentro da gente.

Serão 12 faixas, com músicas alegres, para namorar e pensar. Tom conta que a gravação é feita em várias cidades, com percussão em estúdio de Paranavaí, guitarra em Sergipe, contrabaixo no Estado de São Paulo, entre outros. “Depois, junta tudo e faz acontecer”, dizendo que o trabalho será lançado ainda em 2023, mas sem data definida.

“Esse CD vem muito bonito. Ele vem com músicas que a gente não imagina que a viola possa tocar. Dentro disso, tem um pouquinho do despertar do homem dentro de uma letra que você faz. Porque uma música pode mudar a vida de muita gente”, destacando a força da canção.

No caso do DVD, o formato de gravação não foi definido, pois pode ser todo ele feito num único lugar; ou em diversas cidades. Em 2012, por exemplo, Tom Brasil gravou um audiovisual no Teatro Calil Haddad de Maringá.

Sending
User Review
0/10 (0 votes)