DESTAQUES DO DIA

Eletromecânica está entre as demandas da Indústria 4.0

Com as indústrias cada vez mais tecnológicas e inovadoras, aumenta a procura por profissionais completos, que saibam planejar, projetar, executar, inspecionar e instalar máquinas e equipamentos eletromecânicos, principalmente por aqueles que conhecem os procedimentos de controle de qualidade e gestão.

Essa demanda está ligada à estimativa do Mapa do Trabalho Industrial 2022-2025. O estudo, realizado pelo Observatório Nacional da Indústria para identificar demandas futuras por mão de obra e orientar a formação profissional de base industrial no país, aponta que, até 2025, o Paraná precisará qualificar 833,5 mil pessoas em ocupações industriais. Apenas de nível técnico, a expectativa é que as indústrias precisem de 124,9 mil profissionais.

Uma dessas profissões é a de Técnico em Eletromecânica. Esse profissional que, segundo o site vagas.com.br encontra, no Brasil, média salarial na faixa dos R$ 3 mil, trabalha com a montagem e a manutenção de sistemas mecânicos, elétricos e automatizados, podendo trabalhar em diversos processos de fabricação convencionais ou computadorizados, como indústrias com linhas de produção automatizadas, aeroespaciais, automobilística, metalomecânica e plástico.

Além destes setores, as indústrias de transformação e extrativas em geral, empresas que atuam na instalação, manutenção, comercialização e utilização de equipamentos e sistemas eletromecânicos, grupos de pesquisa que desenvolvem projetos na área de eletromecânica e laboratórios de controle de qualidade, calibração e manutenção, também necessitam dos profissionais Técnicos em Eletromecânica.