DESTAQUES DO DIA ÚLTIMA HORA

Durante Rally Fluvial SOS Rio Ivaí, 220 mil peixes são soltos no Ivaí

A soltura de 20 mil dourados e 200 mil lambaris no Reio Ivaí, em Mirador, no Noroeste, contou com a presença de 200 participantes do 20º Hally Fluvial SOS Rio Ivaí, neste final de semana. Os competidores foram recepcionados pelo secretário do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (Sedest), Márcio Nunes - Mirador, 14/11/2021 - Foto: Alessandro Vieira/Sedest

O domingo, 14, foi marcado pela 20ª edição do Rally Fluvial SOS Rio Ivaí, que continua na segunda-feira, feriado do Dia da Proclamação da República, reunindo cerca de 200 participantes vindos de diferentes regiões do Paraná e de outros Estados. Neste domingo, houve a soltura de 20 mil dourados e 200 mil lambaris no rio, em Mirador, no noroeste. Os participantes do rally foram recepcionados pelo secretário do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (Sedest), Márcio Nunes.

Os peixes soltos são juvenis e, por isso, farão a desova já na piracema, que segue até o mês de março, colaborando com um repovoamento ainda maior das espécimes no Rio Ivaí. Eles foram adquiridos com base na Resolução Conjunta número 10/2021, da Sedest e o Instituto Água e Terra (IAT), publicada em abril deste ano, com normas para estocagem e repovoamento de peixes.

Cuidado também com as margens

Com essa soltura, o Rio Vivo atinge a marca de 670 mil novos peixes nas Bacias Hidrográficas do Paraná – Iguaçu, Paraná, Paranapanema e Ivaí. Além do repovoamento dos rios, o objetivo é promover a educação ambiental. Durante o evento, crianças aprendem sobre a importância de cuidar da fauna aquática e do entorno dos rios, com o plantio de mudas de árvores nativas, através do programa Paraná Mais Verde. “Estamos aqui tratando de uma questão de educação. Este é um momento que mostra o respeito que o Governo tem com o meio ambiente”, destacou o secretário. Pelo programa, os peixes recebem todo o tratamento adequado para estarem aptos à soltura.

“São ações simples, mas que colocaram o Paraná como o número um no Ranking de Competitividade dos Estados e também conquistamos o prêmio da OCDE, organismo da ONU que diz que o Paraná é o Estado que tem as melhores práticas com relação à conservação do meio ambiente”, completou o secretário.

O superintendente de Pesca e Bacias Hidrográficas do Paraná pela Sedest, Francisco Martin, destacou a importância do Rio Ivaí para a pesca esportiva. “Este é um trecho que o Governo do Estado entende que pode se tornar uma reserva esportiva e referência para o Brasil e o mundo. Pretendemos trazer turistas de fora para a pesca na modalidade esportiva e para isso, estamos aumentando a quantidade de peixe,

Rally Fluvial, uma tradição no Ivaí

Durante 20 anos, esta é a primeira vez que o Rally Fluvial SOS Rio Ivaí tem o apoio e a participação efetiva do Governo do Estado. Os competidores navegam 220 km com atividades ecológicas, plantando mudas de árvores e recolhendo resíduos do rio. O evento é organizado pela Associação Regional de Proteção e Pesca Amadora de Paraiso do Norte (ARPPAPAN) e pela Associação de Proteção Ambiental e Pesca Amadora de São Carlos do Ivaí (APAPASC), com apoio da Sedest e Instituto Água e Terra (IAT), comunidade e parceiros. Durante o trajeto, os barcos passam pelas belezas do Rio Ivaí com corredeiras, praias, ilhas e diversidade de fauna e flora. O ponto de partida, neste sábado (13), foi no município de São Carlos do Ivaí, na Balsa Santo Antônio. O hally termina nesta segunda-feira (15), no Porto Camargo, em Icaraíma.

O Rio Ivaí é o único grande rio do território paranaense sem barragens, condição que o credencia para implementação de transporte fluvial. São 685 quilômetros do seu curso, desde a nascente, na cidade de Prudentópolis, até o ponto onde deságua no Rio Paraná, entre Icaraíma e Querência do Norte, já engrossado por mais de uma dezena de outros cursos d’água.
O bandeirante Raposo Tavares percorreu o Rio Ivaí destruindo comunidades de castelhanos e jesuítas; a imagem é um óleo de Teodoro Braga, pertencente à Pinacoteca do Estado de São PauloO Ivaí é um rio histórico, pois era o caminho dos primeiros desbravadores da região, principalmente espanhóis e jesuítas, que instalaram cidadelas para catequizar índios. Uma prova dessa colonização pioneira está em Fênix, onde espanhóis, padres e índios foram expulsos por bandeirantes comandados por Raposo Tavares.Sua principal característica é a cor da suas águas que na maior parte do ano é marrom ou vermelha. A confluência de suas águas com as do rio Paraná exibe o fenômeno de instabilidade hidrodinâmica com formação de vórtices semelhantes aos observados na junção dos rios Negro e Solimões, na formação do rio Amazonas, popularmente conhecido como o encontro das águas.