A Polícia Civil do Paraná indiciou nesta segunda-feira (12) o proprietário de uma empresa e três trabalhadores contratados por ele pelo corte de uma árvore que caiu sobre dois veículos na BR-277, em Morretes, litoral do estado. O acidente, ocorrido em 17 de abril, resultou na morte de um motorista e deixou outras três pessoas feridas.
Segundo as investigações, o grupo cortava um pinus de grande porte às margens do km 45 da rodovia quando a árvore tombou sobre a pista, atingindo os carros. O momento da queda foi registrado por uma câmera acoplada a um veículo que transitava pela estrada.
De acordo com o delegado André Rosa Silva, responsável pelo caso, os quatro foram indiciados por homicídio doloso, quando há assunção do risco de provocar a morte. Segundo ele, os envolvidos tinham plena ciência do perigo que a operação representava.
— “Eles realizaram o corte sem interditar a via, sem informar as autoridades e utilizando um método inadequado de contenção, com um trator e uma corrente que acabou se rompendo. Era uma árvore de aproximadamente 30 metros, situada a poucos metros da rodovia”, afirmou o delegado.
Apesar de a retirada da árvore ter autorização, por se tratar de uma espécie exótica e invasora, o procedimento foi executado de forma imprudente, sem os cuidados técnicos exigidos para situações próximas a vias de tráfego intenso.
O inquérito foi encaminhado ao Ministério Público do Paraná, que agora deve analisar o caso e decidir se apresenta ou não denúncia formal à Justiça contra os investigados.
Com informações de G1.