A investigação começou em julho do ano passado com a apreensão de 200 kg de maconha em Iporã. No mês seguinte outra apreensão, de 50 kg, em Irati. E a Denarc, Divisão Estadual de Narcóticos, descobriu que se tratava de uma quadrilha. Uma organização criminosa responsável apenas pelo transporte das drogas.
De la para cá, cinco pessoas foram presas, Duas nesta quarta-feira (24), na Operação Bate realizada pela Denarc de Maringá em parceria com a Delegacia de Polícia Civil de Guaira e o Núcleo de Operações com Cães.
Durante o cumprimento dos dois mandados de busca e apreensão e dos dois mandados de prisão temporária, os policiais encontraram uma arma enterrada no quintal de uma casa, diz o delegado da Denarc, Leandro Roque.
Segundo o delegado, é comum no mundo do crime a segmentação de atividades. É como se os donos das drogas terceirizarem o transporte, pagando pela tarefa às organizações criminosas que têm o digamos, o’ know how’ no assunto. A organização investigada tem vários veículos para uso no transporte e como batedores, indo na frente para descobrir onde tem fiscalização.
Durante a operação, foram apreendidos quatro veículos e 6500 reais em dinheiro.