PARANA

Defensoria Pública abre posto de atendimentos na Assembleia Legislativa do Paraná

Um novo posto de atendimento da Defensoria Pública do Estado do Paraná (DPE-PR), em Curitiba, foi criado na Assembleia Legislativa do Estado (Alep) para atender a população que não tem condição financeira de pagar por assistência jurídica.

Em 2020, a Defensoria Pública do Paraná registrou mais de 120 mil atendimentos em todo o estado. Veja abaixo em que casos você pode procurar a defensoria.

O atendimento é exclusivo para pessoas que têm renda familiar de até três salários mínimos ou que não possam pagar os custos dos honorários advocatícios sem prejuízo do sustento familiar.

O posto de atendimento funciona no acesso principal do prédio do Plenário, no andar térreo, de segunda a sexta-feira das 9h às 17h.

Atendimentos

 

Os atendimentos da Defensoria Pública do estado podem ser acionados para as seguintes áreas judiciais:

  • Família;
  • Cível;
  • Criminal;
  • Consumidor;
  • Idoso;
  • Defesa da mulher;
  • Direito da criança e adolescente;
  • Acesso à saúde;
  • Indenizações.

 

Os interessados devem levar os seguintes documentos para o primeiro atendimento:

  • Documentos de identificação (RG e CPF);
  • Comprovante de residência;
  • Comprovante de renda de todos os moradores da residência (contracheque, comprovante de aposentadoria ou outro benefício ou declaração de imposto de renda);
  • Dados pessoais da parte contrária;
  • Documentos referentes ao processo que pretende iniciar.