A Secretaria de Saúde de Maringá confirmou nesta terça-feira (20) o terceiro caso de Monkeypox (varíola dos macacos) no município.
O paciente é um homem, com idade entre 40 e 50 anos, que foi atendido em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município. De acordo com informações da Secretaria de Saúde, ele está estável, em isolamento domiciliar, e sendo monitorado pela equipe de Saúde.
As pessoas que tiveram contato direto com o paciente também estão sendo observados.
Quatro casos suspeitos estão sendo investigados, aguardando resultados dos exames laboratoriais. Onze casos suspeitos foram descartados.
O primeiro caso registrado de varíola dos macacos em Maringá foi no início do mês de agosto. O paciente era do sexo masculino com idade entre 30 e 40 anos. Ele foi atendido em um hospital privado da cidade. Foi o primeiro caso confirmado no interior do estado.
O segundo caso foi confirmado no dia 1º deste mês e o paciente era também um homem, com idade entre 30 e 40 anos, com histórico de vigem a São Paulo. Ele foi atendido na rede municipal de saúde.
Monkeypox
A varíola dos macacos é uma doença viral e a transmissão entre humanos ocorre principalmente por contato com lesões de pele de pessoas infectadas e por meio de gotículas respiratórias. Os sintomas envolvem lesões na pele, febre, dor de cabeça, dores musculares, calafrios e fadiga.
Profissionais da saúde do município estão sendo capacitados desde o mês de julho para detectar e fazer o diagnóstico precoce da doença.