Nesta quarta-feira, 6, a Secretaria de Urbanismo e Habitação da prefeitura de Maringá vai assinar contrato com a Construtora Piacentini para a construção de 288 apartamentos do Residencial Padre Geraldo Schneider, no Parque Tarumã. A assinatura ocorrerá às 14 horas, na sala de reuniões do Gabinete do Prefeito, no Paço Municipal.
Houve alienação do terreno com valor subsidiado, o que garantiu redução no preço final da unidade habitacional. Com a parceria, o Residencial Padre Geraldo Schneider será construído em um lote do município, por meio do programa Minha Casa, Minha Vida. Os apartamentos terão valor máximo de R$ 183 mil e são destinados para famílias inscritas no Cadastro Único e no Cadastro Municipal de Habitação e com renda de até três salários mínimos. Quem estiver nessa faixa de renda poderá receber aporte financeiro de até R$ 20 mil pelo Casa Fácil, programa do governo estadual. Outro subsídio possível é pelo Minha Casa, Minha Vida, que beneficia famílias com renda menor que dois salários mínimos.
O prefeito Ulisses Maia (PSD) destaca que a iniciativa representa o compromisso da gestão municipal em concretizar o sonho da casa própria. “Com essa parceria, ao garantirmos a alienação do terreno, os interessados terão uma economia considerável, com apartamentos abaixo do valor do mercado imobiliário. Dessa forma, facilitamos o sonho da casa própria de tantas famílias maringaenses”, diz.
O Residencial Padre Geraldo Schneider será construído na Rua Pioneira Genoveva Giunta. O projeto dos apartamentos prevê área de 47,73 m², com sala e cozinha conjugadas, dois quartos, banheiro e sacada com área de serviços e churrasqueira. O condomínio com quatro pavimentos será construído em um terreno com 18 mil m², com opções de lazer como salão de festas, brinquedoteca, quadra poliesportiva e playground.
Quem foi o padre Geraldo Schneider
O nome do conjunto residencial é uma homenagem a um dos padres mais queridos da história de Maringá. Gerhard Schneider nasceu na cidade de Hünsborn-Alemanha e veio para Maringá ainda bem jovem quando da instalação da Santa Casa de Misericórdia. Tornou-se amigo do bispo dom Jaime Luiz Coelho e foi para o seminário, em Curitiba, e tornou-se padre, sendo ordenado por dom Jaime. Toda sua carreira religiosa foi feita em Maringá, principalmente como pároco da Paróquia do Cristo Ressuscitado, na Zona 5, fundou e dirigiu times de futebol para crianças e jovens e foi o fundador da TV 3º Milênio, hoje geradora TV Evangelizar para todo o Brasil.
O padre Geraldo Schneider morreu vítima de um infarto no dia 13 de setembro de 2017, aos 81 anos. O corpo foi cremado a pedido dele e as cinzas estão depositadas no ossário da Catedral Nossa Senhora Glória, onde ele trabalhou nos últimos anos.