O Inmet emitiu alerta laranja de tempestade das 10h de sexta-feira, 7, até 18h de sábado, 8, válido para Maringá e todas as cidades do Paraná. A previsão indica chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, rajadas de 60 a 100 km/h e queda de granizo. Há risco de corte de energia, alagamentos, queda de árvores e estragos em plantações.
De acordo com o Simepar, a formação, intensificação e deslocamento de um sistema de baixa pressão entre países vizinhos e o Sul do Brasil aumenta os índices de instabilidade em todo o Estado. Ao alcançar o oceano, o sistema dá origem a um ciclone extratropical na altura de Santa Catarina.
As tempestades começam nas regiões Noroeste, Oeste, Sudoeste e Centro-Sul entre o final da manhã e a tarde de sexta. Entre a tarde e a noite, as instabilidades se espalham para as demais áreas do Paraná. De forma localizada, os acumulados podem superar 50 mm, especialmente no Oeste e Sul.
Orientações e contatos úteis
Em caso de rajadas de vento, evite ficar sob árvores e não estacione perto de torres de transmissão ou placas. Sempre que possível, desligue aparelhos elétricos e o quadro geral de energia. Em situação de risco à vida, acione a Defesa Civil 199 ou, em Maringá, (44) 99103-8319, e o Corpo de Bombeiros 193.
Mantenha distância de fios rompidos ou postes danificados e comunique a Copel 0800 51 00 116. A falta de luz pode ser registrada pelo telefone, pelo aplicativo, pelo site da Copel ou pelo WhatsApp (41) 3013-8973. Também é possível enviar SMS para 28593 com SL seguido do número da unidade consumidora.
A Prefeitura de Maringá orienta que a população não faça a remoção de galhos devido ao risco de eletrificação. Para retirada de árvores e galhos, registre solicitação pelo 156, pelo aplicativo Ouvidoria 156 ou pelo site da Prefeitura, na opção Temporal.















