CIDADE DESTAQUES DO DIA

Câmara discute projeto da prefeitura para contratação de mais de 400 servidores

Projeto de lei é para complementar outro aprovado em 2013, solicitando a aprovação da ampliação do número de cargos de carreira na prefeitura.

Entre os projetos que serão discutidos pelos vereadores de Maringá na sessão ordinária desta terça-feira (12) a partir das 9h30, está o Projeto de Lei Complementar número 2134, que solicita à casa de leis a aprovação da ampliação da quantidade de vagas dos cargos efetivos previstos no quadro geral da Administração Direta do Poder Executivo do Município de Maringá, alterando-se o anexo I constante na Lei Complementar n° 966 de 04 de dezembro de 2013.

De acordo com o projeto enviado pela prefeitura, a ampliação do quadro pode necessitar da contratação futura por meio de concurso público, ainda sem informações de realização, de 423 servidores. Entre os cargos a serem ampliados estão o de Agente Administrativo e o de Técnico de Enfermagem, com 200 contratações cada. Ainda há intenção de contratação de dez fisioterapêutas, seis médicos veterinários, um operador de áudio visual, cinco arquitetos, cinco engenheiros civis e um engenheiro florestal.

A sessão ainda terá a votação de vários projetos e requerimentos

ITEM 1.º – PROJETO DE LEI N. 16.313/2022, de autoria do Vereador Sidnei Telles, alterando a redação da Lei n. 11.008/2019, que institui o mês de maio como o Mês da Música no Município de Maringá e dá outras providências (REGIME DE URGÊNCIA ESPECIAL).
EM SEGUNDA DISCUSSÃO

ITEM 2.º – PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR N. 2.134/2022, de autoria do Poder Executivo, ampliando o número de cargos dentro do quadro das carreiras previstas na Lei Complementar n. 966, de 04 de dezembro de 2013, a fim de atender à demanda de serviços públicos e futuras contratações.
EM PRIMEIRA DISCUSSÃO

ITEM 3.º – PROJETO DE LEI N. 16.310/2022, de autoria do Poder Executivo, alterando dispositivos da Lei n. 11.400/2021, que dispõe sobre o Plano Plurianual para o período de 2022 a 2025.
EM PRIMEIRA DISCUSSÃO

ITEM 4.º – PROJETO DE LEI N. 16.311/2022, de autoria do Poder Executivo, alterando dispositivos da Lei n. 11.289/2021, que dispõe sobre as Diretrizes Orçamentárias para o exercício de 2022.
EM PRIMEIRA DISCUSSÃO

ITEM 5.º – PROJETO DE LEI N. 16.312/2022, de autoria do Poder Executivo, autorizando a abertura de Crédito Adicional Especial no Orçamento-Programa de 2022, no valor de R$ 21.324.197,35 (vinte e um milhões, trezentos e vinte e quatro mil, cento e noventa e sete reais e trinta e cinco centavos) para atender às alterações dispostas na Lei Complementar n. 1.328/2022.
EM PRIMEIRA DISCUSSÃO

ITEM 6.º – PROJETO DE LEI N. 16.226/2022, de autoria do Poder Executivo, instituindo o PROGRAMA FAMÍLIA GUARDIÃ no Município de Maringá e dando outras providências.
EM SEGUNDA DISCUSSÃO

ITEM 7.º – REQUERIMENTO N. 295/2022, de autoria da Vereadora Cris Lauer, solicitando ao Prefeito Municipal que informe a esta Casa de Leis, para fins de esclarecimento público, se há previsão para a conclusão da duplicação, ou a implantação de um acesso melhor, da Rua José Leônidas Nerone, no Loteamento Sumaré, e, em caso positivo, decline a data prevista para essa finalidade.
EM DISCUSSÃO ÚNICA

ITEM 8.º – REQUERIMENTO N. 300/2022, de autoria da Vereadora Cris Lauer, solicitando ao Prefeito Municipal que informe a esta Casa de Leis, para fins de esclarecimento público, se há previsão para liberação do tráfego de veículos na Avenida Francisca do Amaral Mello Maluf, entre os Jardins Tóquio e Dias, e, em caso positivo, decline a data prevista para essa finalidade.
EM DISCUSSÃO ÚNICA

ITEM 9.º – REQUERIMENTO N. 301/2022, de autoria da Vereadora Cris Lauer, solicitando ao Prefeito Municipal que informe a esta Casa de Leis, para fins de esclarecimento público, se há previsão para a duplicação do trecho final da Avenida Kakogawa, e, em caso positivo, decline a data prevista para essa finalidade.
EM DISCUSSÃO ÚNICA

ITEM 10 – REQUERIMENTO N. 322/2022, de autoria da Vereadora Cris Lauer, solicitando ao Prefeito Municipal que informe a esta Casa de Leis, para fins de esclarecimento público, se há previsão para a implantação de rede de esgotamento sanitário nas vias públicas do Jardim Atlanta e quais os locais em Maringá se encontram desprovidos dessa infraestrutura e qual a previsão para a implantação dessa benfeitoria.
EM DISCUSSÃO ÚNICA

ITEM 11 – REQUERIMENTO N. 365/2022, de autoria da Vereadora Ana Lúcia Rodrigues, solicitando ao Prefeito Municipal que informe a esta Casa de Leis, para fins de esclarecimento público, relativamente às demandas apresentadas pela comunidade do entorno do Colégio Estadual Santa Maria Goretti, na Zona 6, o quanto segue: 1 – se há possibilidade de intensificar as rondas noturnas pela Guarda Municipal no entorno do Colégio, na Avenida 19 de Dezembro e nas Ruas Caramuru e Pedro Sanches, em especial nos horários das 22 às 23h30min, e, em caso positivo, decline a data prevista para essa finalidade. Em caso negativo, decline os motivos; 2 – se há possibilidade de determinar a instalação de lâmpadas de LED no entorno da instituição, e, em caso positivo, decline a data prevista para essa finalidade. Em caso negativo, decline os motivos; 3 – se há possibilidade de determinar a revitalização da ciclovia da Avenida 19 de Dezembro, e, em caso positivo, decline a data prevista para essa finalidade. Em caso negativo, decline os motivos; 4 – se há possibilidade de determinar a realização de estudo para a implantação de estacionamento de motos em frente ao Colégio, na Avenida 19 de Dezembro e nas Ruas Caramuru e Pedro Sanches, e de placas de redução de velocidade, e, em caso positivo, decline a data prevista para essa finalidade. Em caso negativo, decline os motivos; 5 – se há possibilidade de determinar a instalação de placa de redução de velocidade em frente ao novo acesso ao Colégio, na Rua Caramuru, e, em caso positivo, decline a data prevista para essa finalidade. Em caso negativo, decline os motivos; 6 – se há possibilidade de determinar a realização das feiras do produtor e de artesanato nas imediações do Colégio, e, em caso positivo, decline a data prevista para essa finalidade. Em caso negativo, decline os motivos.
EM DISCUSSÃO ÚNICA

ITEM 12 – REQUERIMENTO N. 372/2022, de autoria do Vereador Altamir Antônio dos Santos, solicitando ao Prefeito Municipal que informe a esta Casa de Leis, para fins de esclarecimento público, se há possibilidade de determinar a pulverização das vias públicas do Município com recursos próprios, por meio de veículos fumacê, com a finalidade de eliminar os mosquitos que transmitem a Dengue, tendo em vista o aumento dos casos da doença, e, em caso positivo, decline a data prevista para essa finalidade, encaminhando relatório completo com os números de casos confirmados e suspeitos de Dengue em Maringá, por bairro.
EM DISCUSSÃO ÚNICA

ITEM 13 – REQUERIMENTO N. 373/2022, de autoria do Vereador Altamir Antônio dos Santos, solicitando ao Prefeito Municipal que informe a esta Casa de Leis, para fins de esclarecimento público, com relação ao Serviço Público de Transporte Coletivo de Passageiros, o quanto segue: 1 – se há possibilidade de destacar agentes da Administração Municipal para desempenharem pessoalmente a fiscalização e o acompanhamento das operações de transporte realizadas nas Linhas 713 e 324, principalmente nos horários de pico e nas proximidades de estabelecimentos de ensino, visto que têm sido feitas muitas reclamações pelos usuários do serviço relatando superlotação nos veículos e horários muito espaçados; 2 – se há possibilidade de adotar medidas junto à empresa concessionária do serviço (Transporte Coletivo Cidade Canção LTDA. – TCCC), visando fazer com que ela volte a operar com a tabela de horário normal nos dias de sábado, em vez de operar com a tabela reduzida,  com ônibus a cada hora, medida esta que foi adotada devido à pandemia de COVID-19, mas que já não há razões para ser mantida, considerando o cenário atual.
EM DISCUSSÃO ÚNICA

ITEM 14 – REQUERIMENTO N. 382/2022, de autoria do Vereador Belino Bravin Filho, solicitando ao Prefeito Municipal que informe a esta Casa de Leis, para fins de esclarecimento público, se há possibilidade de determinar a realização de roçada e limpeza na ponte que faz a ligação do Jardim São Jorge com o Conjunto Residencial Ney Braga, e, em caso positivo, decline a data prevista para essa finalidade.
EM DISCUSSÃO ÚNICA

ITEM 15 – REQUERIMENTO N. 392/2022, de autoria da Vereadora Ana Lúcia Rodrigues, solicitando ao Prefeito Municipal que informe a esta Casa de Leis, para fins de esclarecimento público, se há possibilidade de determinar a realização de feiras de artesanato no espaço do estacionamento do Estádio Regional Willie Davids às quintas-feiras, e, em caso negativo, decline os motivos.
EM DISCUSSÃO ÚNICA

ITEM 16 – REQUERIMENTO N. 403/2022, de autoria do Vereador Belino Bravin Filho, solicitando ao Prefeito Municipal que informe a esta Casa de Leis, para fins de esclarecimento público, se há possibilidade de determinar a reforma do forro do teto do salão comunitário da Vila Vardelina, e, em caso positivo, decline a data prevista para essa finalidade.
EM DISCUSSÃO ÚNICA

ITEM 17 – REQUERIMENTO N. 413/2022, de autoria do Vereador Sidnei Telles, solicitando ao Prefeito Municipal que informe a esta Casa de Leis, para fins de esclarecimento público, relativamente a informações repassadas ao parlamentar signatário pelo Centro de Referência de Assistência Social – CRAS de Maringá, no sentido de que a distribuição de cestas básicas estaria suspensa, em razão de “contenção financeira”, e de que não poderia ter acesso a informações a esse respeito, o quanto segue: 1 – se as respostas do CRAS procedem, e, em caso positivo, decline em que orientações, Portaria, Decreto ou Lei foram baseadas essas informações. Em caso negativo, informe que medidas podem ser tomadas para corrigir o procedimento designado ao CRAS para o atendimento das famílias com necessidades alimentares; 2 – do que se trata a afirmação de “contenção financeira” para a suspensão da distribuição de cestas básicas; 3 – quantas pessoas são atendidas no CRAS Tuiuti mensalmente; 4 – se as visitas estão sendo realizadas pelos servidores e se os relatórios têm sido feitos para o acompanhamento dos profissionais; 5 – se há o conhecimento da secretaria competente sobre a atribuição do Poder Legislativo de fiscalizar o Poder Executivo.
EM DISCUSSÃO ÚNICA

ITEM 18 – REQUERIMENTO N. 420/2022, de autoria do Vereador Delegado Luiz Alves, solicitando ao Prefeito Municipal que informe a esta Casa de Leis, para fins de esclarecimento público, se há possibilidade de determinar que os serviços do Centro de Referência Especializado para Pessoas em Situação de Rua – Centro POP, localizado na Vila Progresso, sejam descentralizados e no local funcionem serviços multisetoriais, multidisciplinares e integrados, como os Centros de Atenção Psicossocial – CAPS, dentre outros serviços necessários ao resgate e recuperação de pessoas vulneráveis, ofertando cursos profissionalizantes para a inserção no mercado de trabalho, e, em caso positivo, decline a data prevista para essa finalidade. Em caso negativo, decline os motivos.
EM DISCUSSÃO ÚNICA

ITEM 19 – REQUERIMENTO N. 441/2022, de autoria do Vereador Paulo Biazon, solicitando ao Prefeito Municipal que informe a esta Casa de Leis, para fins de esclarecimento público, se há possibilidade de determinar a implantação de redutor de velocidade, do tipo “quebra-molas” ou faixa elevada para pedestres, na Rua Libertador San Martin, em frente ao número 1046, no Conjunto Habitacional Requião, tendo em vista tratar-se de via pública de grande movimento e defronte de um estabelecimento de ensino, e, em caso positivo, decline a data prevista para essa finalidade.
EM DISCUSSÃO ÚNICA

ITEM 20 – REQUERIMENTO N. 458/2022, de autoria do Vereador Cristian Maia Maninho, solicitando ao Prefeito Municipal que informe a esta Casa de Leis, para fins de esclarecimento público, se há possibilidade de determinar o retorno dos horários de atendimentos e da quantidade de pacientes atendidos diariamente nas unidades básicas de saúde municipais, nos moldes anteriores aos decretos de enfrentamento à COVID-19, que restringiam o atendimento normal, tendo em vista que as unidades de saúde ainda continuam trabalhando com restrições de quantidade de pacientes e em horários exclusivos, o que tem gerado grandes transtornos, e, em caso positivo, decline a data prevista para essa finalidade. Em caso negativo, decline os motivos.
EM DISCUSSÃO ÚNICA

ITEM 21 – REQUERIMENTO N. 471/2022, de autoria do Vereador Paulo Biazon, solicitando ao Prefeito Municipal que informe a esta Casa de Leis, para fins de esclarecimento público, se há possibilidade de destinar um local apropriado para a instalação de sala de reuniões dos Conselhos do Município de Maringá, tendo em vista que a atual sala existente no Terminal Urbano Intermodal Dr. Said Felício Ferreira não possui espaço físico e estrutura para acomodar uma plenária com quórum máximo dos vários Conselhos Municipais existentes (titulares e suplentes), uma vez que não tem janela, ventilação, ventiladores e ar-condicionado, bem como não dispõe de aparelho de projeção. Além do que a sala foi feita com parede de gesso acartonado, sem ser até o teto e, portanto, não há vedação de som de uma sala para outra vizinha e o local fica sobre grande interferência de ruído externo (dos ônibus), e, em caso positivo, decline a data prevista para essa finalidade. Em caso negativo, decline os motivos.
EM DISCUSSÃO ÚNICA

ITEM 22 – REQUERIMENTO N. 497/2022, de autoria do Vereador Cristian Maia Maninho, solicitando ao Prefeito Municipal que informe a esta Casa de Leis, para fins de esclarecimento público, se há possibilidade de determinar a realização de roçada e manutenção dos balanços do parque infantil da Praça Pioneiro Antônio Laurentino Tavares, no Jardim América, e, em caso positivo, decline a data prevista para essas finalidades. Em caso negativo, decline os motivos.
EM DISCUSSÃO ÚNICA

Homenagens

A câmara também vai receber nesta terça-feira (12), o reitor da Universidade Estadual de Maringá, Júlio César Damasceno. Na oportunidade, professores Doutores da instituição que estão entre os cientistas mais influentes do mundo, irão receber o título de Mérito Comunitário, homenagem proposta pelo vereador Cristian Maia, o Maninho.

 

 

 

 

 

Por: HojeMais Maringá