MARINGÁ POLÍTICA

Câmara de Maringá contrata empresa para monitorar a imprensa

Foto: Câmara Municipal de Maringá

A Câmara de Maringá oficializou, nesta terça-feira (24), a contratação da empresa Super Acesso, de São Paulo, especializada em monitoramento e inteligência de mercado, para realizar serviços de “clipping” sobre o que os órgãos de imprensa falam sobre o poder legislativo. O contrato, no valor de R$ 21,5 mil, tem duração de um ano.

A empresa será responsável por realizar o mapeamento mensal de conteúdos relacionados à Câmara Municipal, publicados em veículos de comunicação de abrangência municipal, estadual e nacional. O monitoramento incluirá mídias televisivas, radiofônicas e digitais, com o acompanhamento de programas e canais específicos, como RPC/Globo, TV Maringá/Band, RIC/RecordTV e Rede Massa/SBT. O serviço também englobará programas veiculados no YouTube.

Objetivo e justificativa da contratação

De acordo com o memorial descritivo, a empresa contratada realizará o monitoramento ininterrupto 24 horas por dia, de domingo a domingo, e emitirá relatórios diários sobre o que é veiculado nos meios de comunicação, com prazo de entrega até 3 horas após a veiculação do material. Além disso, o contrato prevê que ferramentas de Inteligência Artificial (I.A.) sejam utilizadas para realizar o clipping de conteúdos veiculados em portais de notícias e blogs.

Em nota, a Câmara de Maringá justificou a contratação como uma forma de otimizar os processos e organizar o fluxo de trabalho, permitindo que a equipe de comunicação da Casa de Leis, composta por seis servidores (três jornalistas concursados e três comissionados), possa se concentrar em outras atividades. A Câmara destacou que o serviço é necessário para o acompanhamento contínuo da imagem institucional da Casa e a importância estratégica do acesso diário às informações divulgadas pela imprensa sobre as ações dos vereadores.

O monitoramento ajudará a fornecer subsídios para o trabalho da Diretoria de Comunicação Social, além de auxiliar em ações de comunicação institucional, correções ou esclarecimentos de informações equivocadas, antecipação de demandas e definição de estratégias de divulgação. A Câmara também enfatizou que a contratação visa garantir o acompanhamento adequado da cobertura midiática sobre os temas debatidos no Legislativo.

Sending
User Review
0/10 (0 votes)