Coluna do Chico Santos DESTAQUES DO DIA ESPORTES

Brasil leva virada histórica do Japão e sofre primeira derrota sob comando de Ancelotti

Foto: Getty Images

A Seleção Brasileira viveu uma manhã amarga nesta terça-feira (14), em Tóquio. Após abrir 2 a 0 no primeiro tempo, o time comandado por Carlo Ancelotti sofreu um apagão na etapa final e acabou derrotado de virada por 3 a 2 pelo Japão, em amistoso preparatório para 2026.

Os gols brasileiros foram marcados por Paulo Henrique e Gabriel Martinelli, enquanto Minamino, Nakamura e Ueda balançaram as redes para os japoneses. A virada foi construída em apenas 20 minutos, diante de mais de 44 mil torcedores.

Derrota inédita

O resultado marca a primeira derrota do Brasil para o Japão na história — e também a primeira vez que a Seleção perde um jogo oficial após abrir dois gols de vantagem. Além disso, foi o primeiro duelo em que a equipe sofreu mais de um gol desde que Ancelotti assumiu o comando. Até então, o time havia levado apenas um, na derrota para a Bolívia nas Eliminatórias.

Primeiro tempo promissor

Mesmo com oito mudanças em relação ao time que venceu a Coreia do Sul na sexta-feira, o Brasil fez um primeiro tempo de domínio. Após sustos iniciais, a equipe se encontrou em campo e abriu o placar aos 25 minutos, com Paulo Henrique finalizando após bela tabela entre Bruno Guimarães e Paquetá.
Pouco depois, aos 31, Paquetá fez outro grande lance, dando uma “cavadinha” para Martinelli ampliar o placar.

Colapso na etapa final

Tudo mudou após o intervalo. O Brasil perdeu o controle da partida e viu o Japão crescer. Um erro de saída de bola de Fabrício Bruno, logo aos seis minutos, permitiu a Minamino descontar.
O empate veio aos 16 minutos, com Nakamura, e a virada foi confirmada aos 25, quando Ueda venceu a defesa pelo alto e garantiu o triunfo japonês.

Próximos compromissos

O Brasil volta a campo em novembro, em mais dois amistosos na Europa — provavelmente contra Senegal e Tunísia, segundo a CBF. Será a última oportunidade para Ancelotti ajustar a equipe antes do início da temporada de 2026.

Sending
User Review
0 (0 votes)