CIDADE DESTAQUES DO DIA

Banco de Sangue do Hospital do Câncer de Maringá precisa de doações

O Banco de Sangue do Hospital do Câncer de Maringá tem uma alta demanda. Além dos pacientes que precisam de sangue regularmente, o local também abastece pronto socorro de hospitais.

Segundo o enfermeiro do Banco de Sangue Maringá, Roni Bertoletti, o estoque de sangue está quase zerado e os tipos O+ e O- já estão em falta. “As equipes do banco de sangue do Hospital do Câncer estão com uma dificuldade muito grande de conseguir manter os estoques de doações de sangue. E o que mais está urgente é o O- e O+. Todos estão baixos, dentro de dois a três dias estaremos com falta de todos o tipos sanguíneos. Então nós pedimos encarecidamente para a população de Maringá e região que na medida do possível venham até o banco de sangue do Hospital do Câncer, façam as suas doações porque a nossa demanda é muito grande devido aos nossos pacientes que fazem quimioterapia, radioterapia, nós também atendemos alguns hospitais que são referência para Samu, para Siate, porta de entrada para acidentes. E com esse aumento da pandemia, dos casos positivos para covid a população desapareceu, não estão vindo no banco de sangue e a gente pede encarecidamente que essa população retorne ao banco de sangue, porque está ficando muito difícil conseguir atender a demanda do dia a dia de transfusões sanguíneas”.

Em média são necessários de 30 a 40 doadores de sangue por dia para manter o estoque e a quantidade de doadores caiu muito. “Toda a população que for maior de 16 anos a gente pede que venha até o banco de sangue do Hospital do Câncer aqui de Maringá, faça suas doações para que não falte sangue para poder transfundir nesse pessoal que está precisando muito. Lembrando que as pessoas que têm 16 e 17 anos precisam vir acompanhadas de um dos responsáveis, pode ser o pai ou a mãe, mas tem que ser um responsável legal. E as demais pessoas da população, um ponto importante é que se tiver algum sintoma gripal precisa esperar o término desses sintomas gripais. Então 15 dias após o término dos sintomas gripais já está liberado para fazer as doações normalmente. E se tomou a vacina, de primeira, segunda ou terceira dose, também precisa esperar uma semana após a dose”.

O Banco de Sangue do Hospital do Câncer de Maringá atende de segunda a sexta das 7h30 às 17h. E aos sábados das 7h30 às 11h. O agendamento pode ser feito pelo whatsapp 3013-8888.

 

 

 

 

Por: GMC Online