Mikaeli Celestino a Rocha, sarandiense de 13 anos, foi convocada pela Federação Paranaense de Judô como representante do Estado na fase final do Campeonato Brasileiro da modalidade, no dia 30 de setembro, em Curitiba. A competidora também obteve índice para o Meeting Interestadual interclubes, que será realizando no mês de novembro, em Santa Catariana
Mikaeli faz parte do Projeto Superação, criado pela Prefeitura de Sarandi e desenvolvido pela Secretaria de Juventude, Cultura, Esporte e Lazer, com a missão de estimular a prática esportiva como instrumento de fortalecimento da cidadania. Ela está há 3 no Projeto e desde que começou a prática o judô, avançou para a faixa amarela e se consagrou na categoria extra superligeiro (sub-15 até 36 kg) com diversos títulos: vice na primeira e na segunda etapa do Circuito Paranaense e bronze nos Jogos Escolares do Paraná.
Os instrutores das oficinas de judô do Projeto Superação são irmãos Janaína e Ubirajara do Santos, faixas pretas 3º Dan, grau de maestria na arte marcial com escala até 10. Eles trabalham com cerca de 350 crianças e adolescentes, de 4 a 17 anos, em quatro locais de treinamento distribuídos em pontos estratégicos da cidade. As exigências para participar dos treinamentos do judô, assim como de outras oficinas do projeto, incluem matrícula escolar, assiduidade e bom comportamento. Esse é o alicerce para formar atletas e bons cidadãos.
“Seguimos proporcionando promovendo a prática esportiva e valorizando a disciplina como elementos fundamentais para fortalecimento da cidadania”, afirma o professor Cláudio de Souza, secretário de juventude, Cultura, Esporte e Lazer, pasta que coordena o Projeto Superação. A iniciativa atende cerca de 3,5 mil pessoas, de diversas faixas etárias, com duas dezenas de oficinas esportivas, culturais e de lazer. São vários polos de atividades espalhados em pontos estratégicos da cidade.