Figura icônica do século 20, Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, estampou sua marca visualmente, indo da assinatura gráfica a charges, caricaturas, HQs… e agora uma exposição virtual. O ex-jogador faleceu no último dia 29 de dezembro, em São Paulo, após ficar internado no hospital Albert Einstein, em virtude de uma infecção respiratória após ele contrair Covid-19 e para a reavaliação do tratamento de um câncer no cólon.
Em homenagem ao Atleta do Século, a Associação dos Cartunistas do Brasil (ACB), que completa 35 anos em 2023, organiza a mostra “LOVE: Pelé pelos craques do traço”, reunindo mais de cem trabalhos de cartunistas de todo o Brasil, e alguns de fora do país, dentro do site HQMIX (clique aqui).
Desenhistas como Dálcio, Mauricio de Sousa, Paffaro, Fernandes, Baptistão, Manga, entre outros, participam da homenagem e mostram quanto o estilo de cada um se completa nesta necessária exposição ao Rei Pelé, reverenciado em todo mundo nesta sua passagem da vida na Terra para a eternidade.
Segundo a associação, Pelé sempre reconheceu a importância das charges e caricaturas em sua vida de jogador. Em um texto seu, publicado na abertura do livro “Gol de Bico – Brasil nas Copas” (2013), de JAL e Gualberto Costa pela Editora Panini, Pelé fala: “Um dia, já profissional e com um nome no Santos, ouvi um locutor dizer no rádio que eu desenhava bem as jogadas, os dribles e, principalmente, os gols. Então, de certa forma, cheguei à conclusão de que também sei desenhar. Só que com os pés. Isso só demonstra que as artes do futebol e do traço estão próximas. E que as caricaturas e charges que aparecem na imprensa, antes e depois dos jogos, são parte do espetáculo do futebol. Sem elas, ficaria tudo muito menos alegre e emocionante”.
“A história do futebol passa pelas mãos desses cartunistas, e Pelé é um dos mais homenageados pelos artistas nesse esporte que é paixão entre os brasileiros”, diz o curador da mostra, o cartunista e presidente da ACB, José Alberto Lovetro (JAL), segundo o site do HQMIX.
Sem data para encerrar, a exposição sempre será atualizada com outros cartuns sendo incorporados ao site, informa a entidade.
Biografia
Segundo o portal PublishNews, a Solar, editora francesa, lançará ainda neste mês uma biografia íntima do Rei Pelé. A obra fará malabarismos entre a figura pública de sucesso e o humano atormentado, pai de uma filha que morreu prematuramente e de um filho envolvido no tráfico de drogas. Ainda sem data para lançamento no Brasil e tradução em português, o livro é considerado um relato sobre a vida do Rei e os vários lados da lenda. Disponível também para a compra de sua versão em e-book na Amazon a partir do dia 12 em francês, o livro é uma viagem da casa do jogador, nascido em Minas, que embarcou em uma turnê mundial por estádios e público encantado que durou a vida toda.