ÚLTIMA HORA

Assembleia Geral prepara reunião de alto nível sobre vacinas para todos em 2022

Evento, marcado para 13 de janeiro, deverá anunciar maior compromisso de países em obter imunização universal, segundo informou presidente do órgão, Abdulla Shahid, em encontro com correspondentes, em Nova Iorque; OMS alerta para aumento no número de novas infecções na África e baixa taxa de vacinação.

As Nações Unidas preparam para o início do próximo ano mais uma ação para promover a vacinação universal contra a Covid-19.

De acordo com o presidente da Assembleia Geral, o órgão deve reunir os países-membros, em 13 de janeiro, para preparar um plano de imunização de todos os cidadãos que precisam da dose.

Compromisso

Numa entrevista a jornalistas, nesta terça-feira, na sede da ONU em Nova Iorque, o presidente da Assembleia, Abdulla Shahid, disse esperar que todos os 193 países na ONU apoiem a proposta.

O líder da Assembleia Geral explicou que o objetivo é assegurar o acesso equitativo às vacinas, e que o mundo tem os recursos para imunizar todos, levando as doses a qualquer pessoa, em qualquer lugar, o mais rapidamente possível.

Para Shahid com o novo ano, é hora de se renovar o compromisso e o engajamento necessários para concretizar a vacinação universal.

A Organização Mundial da Saúde, OMS, informa que até este 13 de dezembro, a doença havia matado mais de 5,2 milhões de pessoas no mundo. E 269 milhões de casos foram confirmados até a segunda-feira.

De acordo com a OMS, foram administradas, em todo o globo, 8,2 bilhões de doses contra a Covid.