Só uma combinação milagrosa evita o rebaixamento do Coritiba para a Série B do Campeonato Brasileiro. O Alviverde chegou a essa dramática situação ao sofrer mais uma derrota na Série A do Nacional. Na quarta-feira (27), caiu diante do São Paulo, no Morumbi, por 2 a 1, em jogo adiado da 22ª rodada na competição.
Com o resultado, o Coxa chegou a oito derrotas seguidas e igualou a pior série do time na história da competição – em 2005 também perdeu oito consecutivas. Assim, está estagnado na lanterna da classificação com apenas 14 pontos em 24 jogos realizados. São 12 pontos abaixo do Goiás, que é o primeiro fora da zona de rebaixamento. A campanha até aqui é a terceira pior da era dos pontos corridos com 20 clubes, que começou em 2006. O América-RN de 2007 (10 pontos) e a Chapecoense de 2021 (12 pontos) foram piores.
O São Paulo usou uma formação reserva. Ainda assim, teve dois gols anulados antes de abrir o placar, com Alan Franco. Slimani, nos acréscimos, ainda empatou para o Coxa, mas Luciano, em cobrança de pênalti, fez o segundo do Tricolor paulista, antes do intervalo.
A última vez que o Coritiba venceu foi no dia 24 de julho, há mais de dois meses, quando bateu o Fluminense por 2 a 1, no Couto Pereira. Depois disso perdeu para Botafogo (4 a 1, fora), Bragantino (1 a 0, casa), Corinthians (3 a 1, fora), Flamengo (3 a 2, casa), Fortaleza (3 a 1, fora), Bahia (4 a 2, casa), Vasco (5 a 1, fora) e, agora, São Paulo (2 a 1, fora).
O próximo desafio do Coritiba será o clássico com o Athletico, no domingo, às 16h, no Couto Pereira, pela 25ª rodada do Campeonato Brasileiro.