Testes serão gratuitos e direcionados a todos os públicos, incluindo gestantes; o exame rápido será realizado no Shopping Catuaí, das 10h às 16h
Neste sábado, dia 5 de fevereiro, alunos de Medicina que integram a Liga Acadêmica de Oftalmologia da UEM (Universidade Estadual de Maringá) vão aplicar testes gratuitos para detecção de toxoplasmose ocular na comunidade. Direcionado a todos os públicos, incluindo gestantes, o exame rápido será realizado no Shopping Catuaí, das 10h às 16h. O teste ocular utiliza a técnica da Retinografia, um equipamento com flash de luz que fotografa o fundo do olho, resultando em uma imagem mais detalhada da retina. A partir da fotografia, é possível identificar alterações na retina que podem indicar que a pessoa tenha contraído a doença.
“Este não é um exame invasivo, nem tem a necessidade de pingar colírio para dilatar a pupila. É um procedimento rápido e o diagnóstico é instantâneo”, explica a professora do Departamento de Ciências Básicas de Saúde da UEM, Priscilla De Laet. De acordo com a especialista, a ação com testagem gratuita é uma forma de chamar a atenção da população para as possibilidades de contaminação da toxoplasmose, popularmente conhecida como “a doença do gato”. Além das lesões oculares, outros sintomas são febre, dor de garganta recorrente e a linfadenite que causa o surgimento de nódulos na região do pescoço.
A professora observa que existe muita desinformação sobre a toxoplasmose e mesmo quem não possui contato direto com felinos pode desenvolver a doença. “Muitas pessoas se perguntam como foram infectadas porque não têm gato em casa. O gato é um dos hospedeiros do protozoário que causa a toxoplasmose, mas outras vias de transmissão são a partir da ingestão de vegetais crus ou mal lavados provenientes de hortas, carne mal passada e água contaminada, por exemplo”, enumera. Como medidas preventivas, é indicado sempre lavar os alimentos com água corrente, filtrar ou ferver a água que for consumir e cozinhar bem as carnes, sejam bovina, suína, de aves ou ovinos.
Por: HojeMais Maringá