Uma operação nominada “A Vila é Nossa” foi realizada no final da tarde desta sexta-feira (29), na Vila Olímpica, em Maringá. A ação foi direcionada às pessoas que acabam utilizando espaços da Vila Olímpica de forma inadequada. Muitas vezes para o uso de drogas. Durante a ação, equipes de segurança da cidade abordaram e orientaram pessoas que estavam no local sobre o uso correto do espaço público, com o objetivo de inibir possíveis atos ilícitos na região.
Durante a abordagem, agentes da secretaria de Juventude e Cidadania conversaram com jovens menores de 18 anos. Com auxílio de um cão farejador, o Chris, do Núcleo de Operações de Cães de Maringá, os policiais encontraram 17 pedras de crack e porções de maconha no entorno da Vila Olímpica. Segundo a prefeitura, a Polícia Civil e Guarda Municipal não detiveram ninguém porque não houve flagrante.
Segundo o secretário de Segurança de Maringá, Ivan Quartarolli, a ação possibilitou o mapeamento das pessoas que acabam ficando no local. Ele afirmou que esse foi um projeto piloto, e que será realizado mais vezes. [ouça no áudio acima]
A ação mobilizou cerca de 50 pessoas, entre policiais, guardas municipais e agentes das secretarias de Assistência Social e de Juventude e Cidadania. Oito pessoas foram abordadas durante a ação, e cinco pessoas foram atendidas e receberam orientações das secretarias. No total, a polícia apreendeu 100 gramas de maconha e 4 gramas de crack.