Uma ação conjunta do BPFron, do NEPOM da Polícia Federal e da Polícia Militar, no âmbito da Operação Protetor das Fronteiras e Divisas, apreendeu mais de 3,5 toneladas de maconha, armas de calibre restrito e aves silvestres mantidas em cativeiro em Icaraíma, noroeste do Paraná, nesta terça-feira, 9.
Após levantamentos e monitoramento do NEPOM, as equipes identificaram uma carga de entorpecentes que teria vindo do Paraguai pelo Rio Paraná. O cerco montado no ponto de descarga levou à localização de 3.526 quilos de maconha armazenados em um barracão.
No mesmo local, os policiais encontraram quatro fuzis AK calibre 7,62 desmontados e ocultos junto à droga. Em uma residência ao lado, o responsável pelo imóvel foi abordado e com ele foi apreendida uma pistola Glock 9 mm.
A operação também resgatou quatro aves silvestres mantidas sem autorização ambiental, sendo dois papagaios-verdadeiros e duas maritacas. Os animais foram entregues ao Instituto Água e Terra para avaliação e cuidados, e foi lavrado auto de infração ambiental no valor de R$ 2.000,00.
Três veículos usados no transporte do entorpecente, um Tucson, um Gol e uma Strada, além de duas embarcações empregadas na travessia, foram apreendidos. Um homem foi preso em flagrante.
Drogas, armas, veículos e embarcações foram encaminhados à sede do BPFron para conferência e, na sequência, à Delegacia da Polícia Federal em Guaíra. As diligências continuam para apurar outros envolvidos.















