A Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira, 26, a Operação Forragem para desarticular uma organização criminosa com base de atuação em Maringá e cidades vizinhas. Com apoio da Receita Federal, 45 agentes cumprem 11 mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça Federal em Maringá, Paiçandu, Mandaguaçu, Floresta e no distrito de Iguatemi, além de Apucarana e Arapongas. As ordens também alcançam Itaquiraí, no Mato Grosso do Sul, e Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul.
As investigações apuram crimes de organização criminosa, contrabando de cigarros, descaminho de eletrônicos e artigos para pesca, tráfico de drogas e associação para o tráfico. Segundo a PF, os cigarros eram trazidos do Paraguai pelo Rio Paraná, descarregados na região de Icaraíma e levados a entrepostos na região de Maringá, de onde seguiam para outros estados, como São Paulo e Rio Grande do Sul.
A polícia aponta que os eletrônicos eram vendidos em plataformas on-line, enquanto artigos de pesca eram comercializados por uma empresa ligada a um dos investigados. Parte do grupo também utilizava pessoas para transportar drogas em ônibus de linha, estratégia que ampliava o alcance da rede criminosa.
Servidores da Receita Federal integram as equipes de campo. Materiais e documentos apreendidos devem subsidiar novas diligências e a individualização das condutas dos investigados.















