A Câmara Municipal de Maringá deu mais um passo no projeto de implantação da TV Câmara, canal legislativo em sinal aberto. O legislativo firmou contrato de locação de um terreno na Zona 05, onde será instalada a torre de transmissão.
O contrato, publicado no Portal da Transparência no último dia 17 de setembro, prevê aluguel mensal de R$ 5,7 mil, totalizando R$ 205,2 mil ao longo de três anos. O imóvel, localizado na Rua Nassib Hadad, nº 896, pertence à Fundação Cultural Nossa Senhora de Lourdes, mantenedora da TV Evangelizar.
Contrato sem licitação
A contratação foi feita por dispensa de licitação, sob a justificativa de que o terreno era “o único apto a atender as necessidades do Poder Público, desde que o preço seja compatível com o valor de mercado”, segundo consta no contrato publicado no Diário Oficial.
Origem do projeto
O processo para a criação da emissora legislativa começou em 2024, quando a Câmara de Maringá se inscreveu no edital do Ministério das Comunicações – Programa Brasil Digital. O projeto federal tem como meta a conclusão da digitalização da TV aberta no país, e entre os benefícios está a doação de equipamentos necessários para a estrutura de transmissão a câmaras municipais interessadas.
A Câmara de Maringá foi contemplada no edital e já garantiu a doação dos equipamentos. Cabe ao legislativo a montagem e a organização da infraestrutura de transmissão.
Sem data para estreia
Apesar dos avanços, ainda não há previsão oficial para o início da operação da TV Câmara de Maringá. A expectativa é de que, quando entrar no ar, o canal transmita sessões plenárias, audiências públicas, entrevistas e conteúdos institucionais.
Com informações de Maringá Post.















