DESTAQUES DO DIA

PF deflagra a operação ‘Efeito Cascata’ e cumpre mandados em Maringá e outras cidades

A Polícia Federal (PF) deflagrou, na manhã desta quarta-feira, 17, a Operação Efeito Cascata, a fim de coibir o crime organizado, o tráfico transnacional de drogas e lavagem de dinheiro. Agentes cumpriram mandados em Maringá e demais cidade de várias regiões do Brasil.Os agentes cumprem 29 mandados de prisão preventiva e 34 mandados de busca e apreensão. As ordens de bloqueio são referentes a ativos financeiros, no valor de R$ 500 milhões, bloqueio de veículos e sequestro de, pelo menos, 18 imóveis com valor estimado superior a R$25 milhões.Durante as diligências, foi ordenada a suspensão da atividade econômica de um contador e de 19 empresas, com a ordem de lacração desses estabelecimentos. Além de Maringá, os agentes também lacraram estabelecimentos em São Paulo/SP, Baixada Santista, Rio de Janeiro/RJ e Várzea Grande/MT.Iniciada em julho de 2020, a investigação já realizou a apreensão de mais de sete toneladas de cocaína em dez ocasiões diferentes. 28 veículos utilizados para o transporte de droga também foram apreendidos. Durante o período investigativo, 21 pessoas foram presas em flagrante.

Os presos da operação Efeito Cascata serão indiciados pelos crimes de organização criminosa, tráfico transnacional de drogas, associação para o tráfico e lavagem de dinheiro. As penas cominadas podem ultrapassar 59 anos de reclusão.

A Polícia Federal não divulgou o nome da empresa de Maringá que foi lacrada durante a realização da Operação Efeito Cascata.