CIDADE

Prefeitura promove ações na Semana Mundial do Aleitamento Materno

Com o objetivo de incentivar a amamentação, a Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Saúde, realiza diversas ações na Semana Mundial de Aleitamento Materno, comemorada entre os dias 1º e 7 de agosto. Com o tema “Fortalecer a amamentação: educando e apoiando”, a ação integra as atividades do mês de agosto, conhecido como ′Agosto Dourado′, que simboliza a luta pelo incentivo à amamentação.
A abertura da Semana Mundial do Aleitamento Materno será nesta terça-feira, 3, às 14h, com café para as participantes, atrações musicais e sorteios de brindes. A ação acontecerá no Salão da Obra do Berço, localizado na Avenida Carlos Correa Borges, 325, Zona 5, e é aberta a gestantes e puérperas.
Na quarta-feira, 4, o evento segue com palestras destinadas aos enfermeiros e médicos da rede pública e privada. Ministrada pela médica pediatra Clarissa Botura, a palestra “Aleitamento materno: os riscos para bebês que não são amamentados”, inicia às 14h e será online. As inscrições podem ser feitas por meio do e-mail: saude_cecaps@maringa.pr.gov.br.
Na quinta, 5, a Secretaria de Saúde vai capacitar profissionais de enfermagem das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Maringá sobre atendimento ambulatorial às gestantes e lactantes. O curso será das 8h às 11h30, e das 13h30 às 17h, no Auditório Santa Casa, com inscrições também pelo e-mail.
Durante toda a semana, o programa ′Mãe-Ingá′ realizará visitas às UBSs para distribuir ′mamas didáticas′, fornecidas pelo Comitê de Aleitamento Materno, além da entrega de folders educativos e orientações sobre amamentação.
A Semana Mundial de Aleitamento Materno encerra com o ′Mamaço′, organizado pelo Banco de Leite Humano do Hospital Universitário (HU), junto ao Maternati. A ação acontece no sábado, 6, às 9h, na Praça da Catedral, com o objetivo de incentivar o aleitamento materno.
Confira a programação:
03/08 – Terça-feira
Abertura da Semana Mundial de Aleitamento Materno com apresentação musical, atividades com as mães e gestantes, coffee break e sorteio de brindes
Horário: 14h
Local: Salão da Obra do Berço, na Av. Carlos Correa Borges, 325 – Zona 05.
04/08 – Quarta-feira
Palestra online com a médica pediatra Clarissa Botura, Madrinha da Semana Maringaense de Aleitamento Materno
Horário: 14h
Tema: Aleitamento materno: os riscos para bebês que não são amamentados
Inscrições: saude_cecaps@maringa.pr.gov.br
05/08 – Quinta-feira
Curso de capacitação dos profissionais de enfermagem das UBSs de Maringá
Tema: Atendimento ambulatorial às gestantes e lactantes
Horário: 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h
Local: Auditório Santa Casa, na Rua Santos Dumont, 555 – Zona 03
Inscrições: saude_cecaps@maringa.pr.gov.br
06/08 – ′Mamaço′
Horário: 9h
Local: Praça da Catedral