CIDADE DESTAQUES DO DIA

Prefeitura envia à Câmara projeto para criação de três novas secretarias municipais

A Prefeitura de Maringá enviou à Câmara Municipal um projeto de reforma administrativa que prevê a criação de três novas secretarias municipais. Atualmente, são 30 secretarias na administração municipal. O texto enviado ao Legislativo pede a criação das secretarias de Comunicação, Inovação e da Criança e do Adolescente.

Conforme o chefe de gabinete da Prefeitura de Maringá, Domingos Trevisan, as novas pastas serão desmembradas de estruturas já existentes dentro da administração. A Secretaria da Criança e do Adolescente, por exemplo, surgirá de um desmembramento da Secretaria de Assistência Social.

Enquanto que as secretarias de Comunicação e Inovação serão separadas da atual Siacom, a Secretaria de Inovação, Aceleração Econômica, Turismo e Comunicação. Ainda de acordo com Trevisan, a mudança é necessária para otimizar os trabalhos dentro da Prefeitura. “São três secretarias que nós necessitamos criar nesse momento para otimizar o trabalho da Prefeitura e atender setores importantes, como, principalmente, o atendimento à criança e ao adolescente, que é uma secretaria que a gente está criando depois de entendimentos com o Ministério Público, o poder judiciário e as entidades de assistência social aqui em Maringá.

Então essa secretaria é importantíssima. Nós tivemos um impacto sobre as crianças e adolescentes, que foi agravado por conta da pandemia e que nós precisamos de uma atenção especial, e que a gente vai utilizar parte da estrutura que hoje tem na secretaria de assistência social para essa nova secretaria.

Sobre a secretaria de Comunicação, Trevisan destaca que na realidade, ela praticamente já existe. “Nós temos a diretoria de comunicação, que vai passar para secretaria com a mesma estrutura, só criando cargo de secretário de superintendente. Cada vez mais nós precisamos atender à solicitação direta do contribuinte através de redes sociais, os veículos de comunicação e também a comunicação interna com os 13 mil servidores, que vai ser uma atribuição da secretaria de comunicação, amplia sua contribuição a partir dessa criação”.

A secretaria de Inovação, conforme Trevisan também é importantíssima. “É um setor que tem crescido muito em Maringá, que tem provocado um desenvolvimento econômico também, que tem feito, inclusive, que várias empresas tenham buscado Maringá para se instalar. O parque tecnológico está aqui a todo vapor, e essa secretaria vai organizar esse crescimento, que é uma indústria limpa, sem poluição, e que gera, além de centenas de empregos de qualidade, com bons salários, gera também uma grande arrecadação para o município”.

A mudança pode resultar também no aumento no número de servidores comissionados contratados pelo município. Mas isto ainda está em discussão. Segundo o Secretário, os nomes dos titulares das novas secretarias serão definidos após o projeto ser aprovado na Câmara.

 

 

 

Por: GMC Online