CIDADE DESTAQUES DO DIA

Fechamento de rua em Maringá gera protesto de moradores de Sarandi

Medida estaria prejudicando o acesso a comércios da cidade e também podem comprometer o atendimento de urgência e emergência

fechamento de uma rua pela Prefeitura de Maringá é alvo de uma polêmica em Sarandi. Moradores da cidade vizinha alegam que a medida prejudica o acesso a comércios da cidade e também podem comprometer o atendimento de urgência e emergência. A Prefeitura de Maringá, por sua vez, alega que a medida beneficiou mais de 30 mil veículos que transitam pela região diariamente.

Fechamento

Rua Mário Geahl foi fechada há pouco menos de 1 mês, no dia 8 de dezembro. A via fica entre as duas cidades e desembocava na rotatória que dá acesso aos contornos Norte e Sul de Maringá. Na época do fechamento da rua, obras exigiram o bloqueio do Contorno Norte de Maringá, desviando todo o trânsito para a rotatória, o que piorou o já caótico trânsito no local. A prefeitura então determinou o fechamento da Rua Mário Geahl. Com isso, o trânsito passou a fluir melhor para quem precisava ir ao centro de Maringá, tanto que a rua continuou fechada mesmo depois da reabertura do contorno.

Protesto

No entanto, a medida tem sido criticada pela população de Sarandi, que prepara um protesto para esta quarta-feira (5), às 17h. De acordo com os organizadores, o fechamento da rua prejudica o comércio da região. Outra preocupação levantada é a utilização da rua por órgãos como Corpo de Bombeiros e SAMU, principalmente para acessar bairros de Sarandi que ficam do outro lado da BR-376. A manifestação está marcada para acontecer nas proximidades da rotatória de acesso aos contornos Norte e Sul de Maringá, no limite entre os dois municípios.

Vantagens

A Prefeitura de Maringá, por sua vez, defende a medida. De acordo com a administração municipal, o fechamento da rua beneficiou os cerca de 31,7 mil veículos que passam pelo local todos os dias. A prefeitura explica que, com o fechamento da Rua Mário Geahl, o semáforo na rotatória fica aberto por 20 segundos a mais para quem se dirige ao centro de Maringá, fazendo com que o trânsito flua melhor, reduzindo consideravelmente os congestionamentos no local.

De acordo com a prefeitura, a medida foi fruto de uma ação conjunta entre Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e Prefeitura de Maringá, com anuência da Polícia Rodoviária Federal (PRF). Com a medida, um fluxo de apenas 1.046 veículos (ou 3,31% do total) que circulava diariamente pelo trecho passou a percorrer em um novo sentido de tráfego.

 

 

 

 

 

 

Por: RicMais