CIDADE CURIOSIDADES DESTAQUES DO DIA

Arcebispo de Maringá será homenageado pelo Vaticano

Foto: Dom Frei Severino Clasen durante celebração de sua posse como Arcebispo de Maringá, na Catedral Arquidiocese de Maringá

O Arcebispo de Maringá, Dom Frei Severino Clasen, receberá neste sábado, 13, o Pálio Metropolitano, das mãos do diplomata e núncio apostólico no Brasil, Dom Giambattista Diquattro. A homenagem será realizada durante a Santa Missa, às 15h na Catedral Metropolitana.

Em função da pandemia, a celebração será restrita aos arcebispos, bispos, padres, diáconos, seminaristas, religiosos, coordenação de pastoral de cada paróquia e membros do Conselho Arquidiocesano da Ação Evangelizadora.  A Santa Missa será transmitida pela TV Evangelizar, rádio Colmeia FM (98,7) e redes sociais.

Será a primeira vez que o representante da Santa Sé virá ao Paraná. Dom Giambattista foi nomeado pelo Papa Francisco em 2020 para ser seu representante no Brasil.

O que é o Pálio?

O Pálio – derivado do latim pallium, manto de lã – é uma vestimenta litúrgica usada na Igreja Católica, feito de uma faixa de pano de lã branca que é colocada sobre ombros dos Arcebispos. O recebimento do Pálio está ligado ao juramento de lealdade ao Papa feito pelos Arcebispos.

Todos os anos o Papa entrega o objeto aos novos Arcebispos.

A cerimônia é realizada sempre no dia 29 de junho, Festa de São Pedro e São Paulo, em Roma. Contudo, por causa da pandemia, não foi possível que Dom Frei Severino fosse ao Vaticano. Por isso, a Santa Sé delegou que a entrega aos novos arcebispos brasileiros fosse realizada pelo Núncio Apostólico, nas próprias arquidioceses.

Sobre Dom Gianbattista

O atual Núncio Apostólico no Brasil tem 68 anos, é de origem italiana, arcebispo, diplomata, teólogo e canonista. Foi ordenado sacerdote em 1981. É Mestre em Direito Civil pela Universidade de Catânia, doutor em Direito Canônico pela Pontifícia Universidade Lateranense de Roma, além de mestre em Teologia Dogmática pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.

Sobre Dom Frei Severino Clasen

Nasceu em 10 de junho de 1954 em Petrolândia, na Diocese de Rio do Sul (SC), vindo de uma família de três irmãos e quatro irmãs, sendo duas delas religiosas da Congregação das Franciscanas de São José.

Ingressou no Seminário Menor em 1968 em Ituporanga (SC) e tornou-se franciscano, pela Província da Imaculada Conceição, em janeiro de 1976. Em seguida, fez os estudos de Filosofia e Teologia no Instituto Teológico de Petrópolis e foi ordenado Presbítero em 10 de julho de 1982.

Foi Vigário na paróquia Nossa Senhora do Rosário, em Concórdia (SC), de 1982 a 1986, quando foi nomeado Pároco da Paróquia Nossa Senhora das Vitórias, em Porto União (SC). Em 1988, Frei Severino foi transferido para São Paulo para ser animador vocacional da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil.

Trabalhou como Reitor e pároco do Santuário São Francisco em São Paulo até 2005, quando, em 11 de maio, foi nomeado Bispo pelo Papa Bento XVI para a Diocese de Araçuaí (MG), no Vale do Jequitinhonha.

Frei Severino foi ordenado Bispo por Dom Lorenzo Baldisseri, então Núncio Apostólico no Brasil, no dia 25 de junho de 2005, na cidade de Ituporanga e tomou posse em Araçuaí em 10 de julho do mesmo ano, escolhendo como lema episcopal “Acolher e cuidar”.

No dia 11 de maio de 2011 foi eleito Presidente da Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), tendo sido reeleito para um mandato que exerceu até 2019.

No dia 6 de julho de 2011, o Papa Bento XVI o nomeou para a Diocese de Caçador (SC), tomando posse no dia 4 de setembro do mesmo ano. Em 2019 foi eleito Presidente do Regional Sul 4 da CNBB.

Em 1º de julho de 2020 o Papa Francisco nomeou Dom Severino Clasen Arcebispo de Maringá, no Paraná. Tomou posse dia 15 de agosto de 2020, dia de Nossa Senhora da Glória, em celebração realizada na Catedral Metropolitana Basílica Menor Nossa Senhora da Glória, às 9h30.

A igreja estava ocupada por aproximadamente 450 pessoas, menos de 30% da capacidade do templo – devido às restrições sanitárias, por causa da pandemia da Covid-19.

Encontro com autoridades civis e militares

Neste sábado, 13, Dom Giambattista Diquattro irá participar de um encontro com autoridades civis, militares e representantes de instituições da sociedade civil, no Parque do Japão, às 8h. Às 9h30 ele irá atender bispos do Regional Sul 2 da CNBB, que representa a Igreja Católica no Paraná.

Com informações da Arquidiocese de Maringá e GMC