CIDADE DESTAQUES DO DIA

Paraná garante ampliação dos recursos federais para custeio do Samu de Maringá

Foto: SESA

Os recursos federais para custeio do funcionamento da Rede de Urgência e Emergência da 15ª Regional de Saúde de Maringá serão ampliados em mais R$ 3 milhões por ano. A solicitação foi feita pela Secretaria de Estado da Saúde e uma equipe do Ministério da Saúde fez uma inspeção técnica nas estruturas que compõem a rede, nesta quinta-feira (10), para qualificar o serviço, aprovar e inserir o incentivo anual das atividades.

“No início da gestão o Samu do Paraná tinha uma cobertura de cerca de 70% e agora esse índice já chega a 95%. Estamos seguindo as orientações do governador Ratinho Junior e ampliando serviços para proporcionar atendimento regionalizado e humanizado a todos os paranaenses”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

O novo recurso deve ser destinado para a Central de Regulação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), o serviço aeromédico Macrorregional e as bases descentralizadas do Samu, que incluem as unidades básicas e avançadas.

A visita foi acompanhada pelo chefe de gabinete da Secretaria de Estado da Saúde, César Neves. “Esta inspeção é um pedido antigo do Paraná ao governo federal para que amplie o custeio em mais R$ 3 milhões por ano para a qualificação e ampliação do serviço de urgência na região”, disse.

Na mesma data houve uma reunião na sede da 15ª Regional de Saúde com a presença de representantes da Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense (Amusep), Consórcio Público Intermunicipal de Gestão da Amusep (Proamusep) e Secretaria municipal de Saúde de Maringá. Estiveram presentes também o secretário municipal de Maringá, Marcelo Aguilar Puzzi; a gerente de Atenção à Urgência da Sesa, Giovana Fratin; e o assessor de gabinete da Sesa, Jucenir Leandro Stendezler.

Com informações de: AEN