CIDADE DESTAQUES DO DIA

Aumenta em 448% o número de alunos reprovados na rede municipal de ensino em Maringá

Os dados da Comissão de Análise das Reprovas por Falta e Evasão Escolar do Conselho Municipal de Educação de Maringá foram levantados a partir do banco de dados das escolas. O levantamento mostra que o número de alunos reprovados na rede municipal de ensino em 2020 aumentou 448%.

Em 2019, antes da pandemia, foram registradas 41 reprovações nas escolas de Maringá. Em 2020, 225 alunos repetiram de ano, como explica a coordenadora da comissão, Cibele Campos, representante do magistério no Conselho Municipal de Educação.

Segundo ela, as causas desse alto número de reprovações nas escolas podem ser as mais diversas, por isso a importância da força-tarefa criada pelo município. “A fragilidade que o planeta viveu em função da pandemia, a desestruturação familiar, são vários fatores, desde a criança não poder estar na escola, as condições de ensino que os pais possuem, que dificulta esse processo, são uma série de fatores que levam a esse resultado. Nós precisamos levar essa discussão para frente e não deixar que se repita”, explicou.

O protocolo desenvolvido pela Comissão prevê principalmente uma busca ativa pelos alunos. O documento vai ser entregue ao Ministério Público.

Fonte: CBN