DESTAQUES DO DIA

Pfizer entrega mais 1 milhão de doses ao Brasil nesta quarta (4/8)

Foto: José Fernando Ogura /AEN

Chegou ao Brasil, na noite desta quarta-feira (4/8), um avião com mais 1.053.000 doses da vacina da Pfizer/BioNTech contra a Covid-19. A aeronave decolou do Aeroporto de Miami e pousou no Aeroporto Internacional de Viracopos, em São Paulo.

Com este lote, a farmacêutica já contabiliza 32 milhões de doses entregues ao governo brasileiro. Faltam 15 milhões, das 17 milhões de doses que estão previstas até o dia 22 de agosto.

“A Pfizer passa de uma média de entrega de 1 milhão de doses por semana, para 1 ou 2 milhões de doses por dia. Todo o processo que foi desenhado para o envio dessas doses, o desembaraço aduaneiro ainda nas nuvens implantado pela Receita Federal do Aeroporto de Viracopos, a entrega e distribuição pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI) de forma célere, vai ser fundamental a partir de agora”, explica Lucila Mouro, diretora de vacinas da Pfizer Brasil.

Contratos

O Brasil também espera a chegada de quase 52,4 milhões de doses entre o final de agosto e setembro. Essas doses fazem parte do primeiro acordo firmado no dia 19 de março com a Pfizer e que contempla a disponibilização de 100 milhões de unidades até o final do terceiro trimestre de 2021.

O segundo contrato, assinado em 14 de maio, prevê a entrega de outras 100 milhões de doses entre outubro e dezembro. Ao longo do ano, a Pfizer e BioNTech irão fornecer um total de 200 milhões de doses de vacina ao Brasil para apoiar o combate à pandemia.

Créditos: Metrópoles