DESTAQUES DO DIA

Vigilância Sanitária, PROCON e Polícia Civil de Sarandi realizam ação contra a venda do veneno utilizado para matar cães e gatos

Deflagrada nos últimos dias, a operação conjunta entre Vigilância Sanitária, PROCON e Polícia Civil de Sarandi, visitou ao todo 37 estabelecimentos do ramo agropecuário/pet shop, averiguando diversas questões legais, mas com principal intuito de coibir a venda do produto conhecido como “chumbinho”, uma espécie de veneno utilizado principalmente para matar cães e gatos, mas que também pode oferecer riscos à vida humana.

Do total de estabelecimentos visitados, foram encontrados ao todo 23 frascos de veneno. Além das infrações administrativas em razão do descumprimento de normas consumeristas e sanitárias, os responsáveis foram autuados em flagrante e conduzidos à Delegacia de Polícia Civil de Sarandi e responderão criminalmente considerando que tal prática está prevista tanto na Lei de Crimes Ambientais, em seu artigo 56, quanto no Código Penal, artigo 278.
O Coordenador do PROCON Sarandi, Dr. Lucas Dornellos, explica que a substância de nome químico “carbamato Aldicarb” popularmente conhecido como “chumbinho” tem a fabricação, venda e o uso proibido pela ANVISA desde outubro de 2012 no Brasil, e desde o ano de 2006 no Paraná. O coordenador alerta que o comércio e o uso do veneno “chumbinho”, pode constituir crime contra a saúde pública, meio ambiente e relação de consumo.
O Diretor da Vigilância Sanitária, Hugo Bezerra, alerta que o “chumbinho” tem altíssimo grau de envenenamento e é perigoso até mesmo em contato com a pele. Está relacionado a casos de envenenamento de cães e gatos, graves intoxicações de crianças e adultos, até de aborto, suicídio e homicídio. “O comércio e o uso deste veneno é vista como mal intencionada e contamos com a colaboração da população para ajudar na fiscalização através de denúncias”, diz o diretor.

Durante a fiscalização, também foram retirados de exposição a venda mais de 400 produtos diversos como medicamentos veterinários, rações para animais e produtos de limpeza e tosa apresentando prazo de validade expirada entre outras irregularidades. Alguns dos produtos apresentavam prazo de validade expirada desde o ano 2015, além de medicamentos vencidos desde o ano de 2017.
Em caso de intoxicação, a orientação da Anvisa é que a pessoa ligue para o Disque-Intoxicação no fone 0800-722-6001. O serviço é gratuito e está disponível 24 horas por dia, sete dias por semana, durante todo o ano.
Faça a sua parte, denuncie!
– Atendimento ao Cidadão fone 156;
– Vigilância Sanitária do município no telefone (44) 3035-2124 de seg. a sex. 7:30h às 11h30 e das 13h às 17h, ou e-mail vigilanciasanitaria@sarandi.pr.gov.br;
– PROCON Sarandi no telefone (44) 3126-9508 de seg, a sex. 8h às 11h30 e das 13h ás 17h, ou pelo Fale Conosco no link: www.sarandi.pr.gov.br/web/procon/fale-conosco