DESTAQUES DO DIA

Pesquisadores brasileiros identificam presença de microplásticos ambientais no pulmão humano

Pesquisadora Regiani Carvalho Oliveira, Pesquisador Luís Fernando Amato Lourenço e Profa. Thais Mauad
Partículas e fibras detectadas no pulmão

Pesquisadores do Departamento de Patologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) chegaram a resultados inéditos em um de seus estudos: a detecção, quantificação e caracterização química dos microplásticos no pulmão. O trabalho foi reconhecido e aprovado, no último dia 12 de maio de 2021, pelo periódico científico internacional Journal of Hazardous Materials (fator de impacto: 9.04), que deve publicar o artigo em sua próxima edição.

“Somos o primeiro grupo no mundo a obter e publicar essas conclusões”, afirma o pesquisador Luís Fernando Amato Lourenço, do Departamento de Patologia da FMUSP.

Estudos anteriores já haviam demonstrado que os microplásticos estão presentes no ar de grandes metrópoles e que as pessoas estivessem inalando essas partículas/fibras. Inclusive, uma revisão literária (https://bit.ly/341K9sk) com os principais achados e possíveis efeitos na saúde humana foi feita pelo mesmo grupo de investigação, e publicada na revista Science of The Total Environment (STOTEN), da Elsevier, em agosto do ano passado.

Agora, com o aprimoramento das técnicas de metodologia, acesso a amostras de tecido pulmonar humano e outros desafios superados, dentro do mesmo projeto, que é financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo – FAPESP, “podemos comprovar que os microplásticos estão presentes no ar, podem ser inalados por humanos e chegar até os pulmões”, declarou a Profa. Thais Mauad, do Departamento de Patologia da FMUSP.

No momento, esse mesmo grupo de cientistas já faz o acompanhamento do ar da cidade de São Paulo, justamente para mensurar o quanto dessas partículas estão presentes em ambientes externos e internos. “Essa quantificação nunca foi realizada anteriormente na cidade. O monitoramento está sendo feito na Faculdade de Medicina da USP”, conta a pesquisadora Regiani Carvalho Oliveira, do Departamento de Patologia da FMUSP.

“O tema sobre microplásticos e saúde humana ainda é extremamente recente. Com os resultados, evidenciando que diferentes tipos de microplásticos chegam até o sistema respiratório humano, os estudiosos sobre o assunto poderão trabalhar em elucidar quais são os potenciais efeitos adversos desses compostos na saúde. Esse é justamente o próximo passo da nossa pesquisa na FMUSP”, disse Luís F. Amato Lourenço.

Fonte: FM.USP.BR