Coluna Chico Santos DESTAQUES DO DIA REGIAO

Marialva é destaque em congresso internacional sobre gestão de resíduos

O Centro de Triagem e Compostagem teve sua relevância reconhecida e foi apresentado no evento, que é em Brasília

Marialva foi convidada a apresentar, em palestra em Brasília-DF, a iniciativa do Centro de Triagem e Compostagem, que diminui o encaminhamento de resíduos para o aterro sanitário, cria produtos que são usados na agricultura e outras destinações e gera renda para muitas famílias vinculadas à Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Marialva (Aclimar).

A palestra faz parte da 2ª edição do Congresso Internacional Cidades Lixo Zero (Zero Waste Cities Congress), no Museu Nacional da República, em Brasília. Na última quinta-feira, dia 24, às 16h30, o servidor Guilherme Torrecilia Netzel, da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente (Semapem) representou Marialva no evento.

“É um misto de satisfação e responsabilidade poder representar o município de Marialva em um Congresso Internacional; o município vem sendo referência no Estado e no Brasil na gestão de resíduos orgânicos”, explicou Netzel. “Tendo em vista que este evento tem proporções mundiais, creio que outros países poderão adotar prática similar em seus países”, completou.

O prefeito Victor Martini, de Marialva, ressaltou que a valorização da Administração em relação aos trabalhadores da Aclimar tem feito com que este esforço se torne cada vez mais efetivo no município. “Sabemos da importância fundamental do meio ambiente para a vida de todos nós, e como isso tudo é impactado positivamente pela adoção de conceitos mais modernos, como por exemplo o do desenvolvimento sustentável”, reforçou.