DESTAQUES DO DIA

Bolsonaro admite erro sobre TCU

Imagem: O globo

Após ter sido desmentido pelo Tribunal de Contas da União (TCU), o presidente Jair Bolsonaro admitiu nesta terça-feira que errou ao afirmar que o tribunal havia dito que 50% das mortes atribuídas à Covid-19 no Brasil no ano passado não haviam sido causado pela doença. Apesar de admitir o erro, Bolsonaro insistiu no discurso de que há supernoticação da doença no Brasil — na contramão de especialistas, que apontam subnotificação — e disse que determinará uma investigação sobre isso.

Na segunda-feira, Bolsonaro disse, em conversa com apoiadores no Palácio da Alvorada, que estava divulgado “em primeira mão” um suposto relatório do TCU que apontaria um número menor de mortos por Covid-19 do que o divulgado. Entretanto, o TCU divulgou nota afirmando que “não há informações em relatórios do tribunal que apontem que ‘em torno de 50% dos óbitos por Covid no ano passado não foram por Covid’, conforme afirmação do presidente Jair Bolsonaro divulgada hoje”.

Bolsonaro afirmou que vai o governo “vai para cima” de estados para investigar possíveis supernotificações. Essa investigação seria feita pela Controladoria-Geral da União (CGU), de acordo com o presidente.

— Acho que agora está justificado o que foi falado ontem. A gente pode errar. E eu não tenho compromisso com o erro. Não tem problema nenhuma. Agora, nós vamos para cima agora, para exatamente apurar quais estados fizeram supernotificação em busca de mais dinheiro.

Desde o início da pandemia de Covid-19, que já matou mais de 474 mil pessoas no Brasil, Bolsonaro já questionou diversas vezes os números de óbitos, mas nunca apresentou evidências.

Fonte: O Globo