DESTAQUES DO DIA PARANA

Vacina contra a covid-19 produzida pela UFPR pode ser financiada pelo TCE

Marcos Solivan/UFPR

A Universidade Federal do Paraná está produzindo uma vacina contra a covid-19 que já se encontra na fase pré-clínica, de testes em animais. O imunizante utiliza uma bactéria estudada há 20 anos pelo departamento de ciências biológicas da universidade: a Escherichia coli.

A tecnologia utilizada na vacina da UFPR envolve a produção de partículas de um polímero biodegradável, revestidas com partes específicas da proteína Spike, que é responsável pela entrada do SARS-Cov 2 nas nossas células.

A tecnologia é simples e os insumos são todos brasileiros, com bons resultados até aqui e a vantagem de ser uma vacina mais barata do que as que estão em uso no país. A estimativa é de que a vacina paranaense custaria de 5 a 10 reais, cada dose, cerca de 10% do valor de outros imunizantes.

Mas a UFPR precisa de recursos para a próxima fase, que é a de testes em humanos. A boa notícia é que o Tribunal de Contas do Paraná está disposto a ajudar. Uma possível parceria foi discutida em reunião nessa sexta-feira, 14, segundo o reitor da universidade, Ricardo Marcelo Fonseca. Na semana que vem um grupo de trabalho do TCE vai avaliar a possibilidade de financiar o projeto da UFPR. O Tribunal usaria recursos do orçamento economizados nos últimos 90 dias.

Fonte: GMC online