DESTAQUES DO DIA

Pazuello diz que hacker roubou aplicativo do governo sobre diagnóstico de Covid e jogou versão incompleta na rede

O ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello afirmou à CPI da Covid nesta quinta-feira (20) que um hacker roubou o aplicativo do governo sobre diagnóstico de Covid e jogou uma versão incompleta na rede.

O aplicativo Tratecov servia para os pacientes informarem os sintomas e, em seguida, receberem orientações. A plataforma prescrevia o chamado “tratamento precoce”, estratégia defendida pelo presidente Jair Bolsonaro, mas que não tem eficácia contra a Covid, de acordo com a ciência. O “tratamento precoce” defendido por Bolsonaro prevê uso de cloroquina, remédio sem eficácia para a doença.

Pazuello disse que o aplicativo foi ao ar antes de estar pronto, por ação do hacker. Dias depois, o governo tirou a plataforma do ar.

Hacker era ‘bom’

O presidente da CPI, senador Omar Aziz (PSD-AM), ironizou a versão de Pazuello. Ele disse que o hacker deveria ser bom, já que o aplicativo foi noticiado pela TV Brasil, que pertence ao governo.

“Esse programa que o ministro Pazuello fala que foi hackeado, ele foi hackeado e colocado na TV Brasil, para vocês terem uma ideia, na TV Brasil. O hacker é tão bom que ele conseguiu colocar uma matéria extensa na TV Brasil”, disse.

Fonte: G1