DESTAQUES DO DIA

Ocupação de leitos de UTI de covid volta a crescer na rede privada de SP

Foto: Karen Fontes/Código19/Estadão Conteúdo

Dados apontam que a taxa de ocupação dos leitos de UTI destinados ao tratamento do novo coronavírus cresceu 7,5% desde o final de abril na rede hospitalar privada do estado de São Paulo. A pesquisa realizada pelo SindHosp (Sindicato dos Hospitais, Clínicas e Laboratórios) entre os dias 11 e 17 de maio, apontou que 85% dos hospitais já têm ocupação superior a 80%.

Entre os hospitais com mais taxa de ocupação, 39% possuem ocupação entre 91% e 100%, enquanto 46% variam entre 81% e 90%. Segundo o presidente do SindHosp, o médico Francisco Balestrin, esse aumento preocupa, pois indica uma tendência de alta nos casos de covid-19.

Devido a isso, os sindicato dos hospitais lançou a campanha “Conscientiza Sim”, usando a poesia em formato de rap com o rapper Fábio Brazza para sensibilizar a população. “Os hospitais precisam de tempo para se reorganizarem a fim de se prepararem para receber novos doentes. Como os governos não fizeram campanhas públicas maciças de conscientização, estamos lançando nossa campanha”, disse.

Informações: Uol