DESTAQUES DO DIA

Fósseis de dinossauros são descobertos em obra de rodovia no interior de São Paulo

Crédito: Eixo SP/Divulgação

Fósseis de cerca de 90 milhões de anos foram descobertos durante obras na rodovia SP-194, entre as cidades de Irapuru e Pacaembu, no interior do estado de São Paulo. A descoberta corrobora uma teoria levantada por paleontólogos de que o local era habitado por grandes répteis no passado.

Segundo informações do consórcio Eixo SP, o encontro se deu por acaso, no local está acontecendo uma escavação de galerias pluviais para instalação de uma praça de pedágio. Dentre as descobertas estavam fósseis de tiranossauros, uma espécie de dinossauro herbívoro de pescoço longo que podia atingir até 20 metros de altura.,dentes de abelissaurídeos, uma espécie de dinossauro carnívoro bípede que chegavam a medir até 9 metros de altura.

Entre os outros animais catalogados pelos pesquisadores, estavam dentes de crocodilos, escamas de peixes, fragmentos de cascos e esqueletos de cágados. Todos os fósseis parecem ser do Período Cretáceo, datando de em torno de 80 e 90 milhões de anos, o que leva a crer que a região possuía uma fauna bastante diversa nessa época.

Todos os fragmentos foram levados para o Museu de Paleontologia Pedro Candola, localizado na cidade de Uchoa, a cerca de 300km do local onde os fósseis foram encontrados. O material deve ser exposto ao público após a reabertura do espaço, que se encontra fechado em razão das medidas de combate à pandemia de Covid-19 no estado de São Paulo.

Com informações de: Olhar Digital.