ÚLTIMA HORA

Em noite movimentada e violenta, Samu, Bombeiros e Polícia, tiveram bastante trabalho

Em meio à pandemia, o Brasil está vivendo um momento de caos, com hospitais lotados e falta de vagas para novos pacientes diagnosticados com Covid-19 e outras enfermidades, por isso o apelo e as orientações têm sido constantes, no sentido de conscientizar as pessoas quanto à gravidade da situação e a importância de se cuidar e evitar contaminações ou acidentes, já que o sistema está praticamente colapsado.

Mas na prática não parece que essas orientações e até imposições por meio dos decretos, têm surtido efeito. Algumas pessoas agem como se nada estivesse acontecendo.

Na noite deste sábado (3), o número de ocorrências que poderiam ser evitadas, caso as pessoas colaborassem, chamou a atenção.

Equipes de socorristas dos Bombeiros, Defesa Civil e Samu, atenderam várias ocorrências simultâneas por volta das 20 horas. Em Marialva, um jovem foi assassinado; em Mandaguari, dois foram  atingidos por tiros e outro foi morto; em Maringá, uma pessoa foi ferida por arma de fogo e outra por golpe de faca e em Paiçandu, um acidente de trânsito envolvendo uma motocicleta, deixou duas pessoas em estado grave, uma delas inclusive precisou ser intubada; o capotamento de um veículo deixou uma pessoa em estado grave também, próximo a Ivatuba, na PR-551.

O Samu já chamava a atenção por volta das 21 horas, que os hospitais de Maringá e Sarandi, estavam lotados e os médicos reguladores já estavam com muita dificuldade para fazer o encaminhamento de vítimas, inclusive com a falta de espaço físico para atendimento de tantas vítimas graves do trauma.

Ocupação de leitos nos hospitais e pandemia

A Secretaria de Estado da Saúde divulgou neste sábado (3) 2.043  novos casos confirmados e 74  mortes em decorrência da infecção causada pelo novo coronavírus.

Os dados acumulados do monitoramento da Covid-19 mostram que o Paraná soma 852.574 casos confirmados e 17.140 mortos em decorrência da doença.

Os casos divulgados  nesta data são de são de abril, março, fevereiro e janeiro de 2021 e de abril, agosto, setembro, novembro e dezembro de 2020.

Internados

2.746  pacientes com diagnóstico confirmado de Covid-19 estão internados. São  2.176 pacientes em leitos SUS (975  em UTI e 1.201 em leitos clínicos/enfermaria) e  570   em leitos da rede particular ( 315  em UTI e 255   em leitos clínicos/enfermaria).

Há outros 2.670  pacientes internados, 937  em leitos UTI e 1.733   em enfermaria, que aguardam resultados de exames. Eles estão em leitos das redes pública e particular e são considerados casos suspeitos de infecção pelo Sars-CoV-2.

A secretaria estadual informa a morte de mais 74  pacientes. São 42 mulheres e 32  homens, com idades que variam de 21  a  86   anos. Os óbitos ocorreram entre 8 de março a 3 de abril de 2021.