PARANA

DZO desenvolve pesquisas com a produção de abelhas rainhas

A Universidade Estadual de Maringá (UEM), por meio de alunos da graduação e da pós-graduação em produção animal, do Departamento de Zootecnia (DZO), produz e fornece abelhas rainhas a apicultores do Paraná. A produção destas abelhas é desenvolvida na Fazenda Experimental de Iguatemi.

Estudos realizados em colônias receptoras dessas abelhas rainhas mostraram um aumento de até 600% na produção. “Uma colônia que produzia de 10 a 15 quilos de mel passou a produzir até 60 quilos”, explica o chefe do Departamento de Zootecnia da UEM e professor titular de Apicultura, Vagner de Alencar Arnaut de Toledo. Arnaut de Toledo explica que na colônia tudo funciona a base de cheiros. Ou seja, tudo vai bem quando o cheiro da rainha está sendo disperso por toda a colônia.

No processo de produção, as caixas com as colônias são sobrepostas e entre elas é colocado uma tela onde somente as operárias, por serem menores, conseguem passar. O grupo de operárias que toma conta das crias e do alimento não recebe, ou recebe pouco cheiro da rainha. Aquele grupo percebe que precisa criar mais abelhas rainhas e coloca mais geleia real em algumas larvas. Estas desenvolverão o aparelho reprodutor e assim se tornam rainhas.