DESTAQUES DO DIA POLICIAL

Ministério Público bloqueia bens de advogados acusados de praticar golpes na região

O Ministério Público do Paraná (MP-PR) bloqueou bens de 11 pessoas acusadas de envolvimento com golpes na região Noroeste do Paraná. O bloqueio é uma continuação das investigações da Operação Burla, que em 2018 apurou crimes de estelionato, apropriação indébita e lavagem de dinheiro.

As investigações foram conduzidas pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco). Até o momento, o MP-PR bloqueou 31 imóveis, uma lancha, dinheiro aplicado em ativos financeiros, direitos em ações judiciais e animais como bois. Todos foram comprados com dinheiro das vítimas, segundo a investigação.

Segundo a denúncia, oferecida pelo MP-PR, por meio do Gaeco, os réus, em sua maioria advogados da região Noroeste do Paraná, teriam praticado 19 crimes de estelionato e apropriação indébita e quatro crimes de lavagem de dinheiro contra clientes do Banco do Brasil, em ações de expurgos inflacionários envolvendo correções monetárias dos planos Verão, Collor e Bresser, obtendo vantagens ilícitas e causando prejuízos em montante superior a R$ 5 milhões.

Na ação penal, são citadas 29 vítimas, mas mais pessoas podem ter sido lesadas pelos denunciados. Há outros processos judiciais em andamento nas comarcas de Santa Isabel do Ivaí e de Alto Paraná relacionados aos possíveis crimes, com outras vítimas.

Acesse GMC Online