CIDADE ÚLTIMA HORA

Sivamar negocia abertura de lojas do comércio na terça-feira de carnaval

Neste ano, por causa da pandemia, as festas foram canceladas e o Governo do Paraná também cancelou o ponto facultativo nas repartições públicas. Em Maringá, o decreto publicado no último dia 1º determina que só serviços públicos essenciais funcionem nos dias 15 e 16.

Carnaval não é feriado no Brasil. Mas na prática, se tornou um dia de folga. No serviço público, o recesso é ainda maior e inclui a segunda-feira e parte da quarta-feira de cinzas.
A tradição de folgar no carnaval está sendo questionada este ano por causa da pandemia.

As festas foram canceladas e em tese os dias de carnaval deveriam ser de trabalho normal.
O Governo do Paraná cancelou o ponto facultativo nas repartições públicas. Mas em Maringá a prefeitura decretou ponto facultativo nos dias 15 e 16 e até o meio-dia do dia 17.
Nas ruas as opiniões se dividem. João Carlos Ramos é a favor de que os servidores municipais tenham folga nestes dias. [ouça no áudio acima]

O Governo do Estado suspendeu o ponto facultativo para desestimular viagens e aglomerações no carnaval.

Rosi Marques concorda com o Estado. Ela vai trabalhar no carnaval. [ouça no áudio acima]

A princípio o comércio de rua estará fechado na terça-feira de carnaval. Mas o presidente do Sivamar, Sindicato do Comércio Varejista, Ali Wardani, diz que está negociando com a prefeitura e com o sindicato dos comerciários para abrir as lojas. [ouça no áudio acima]

O Sincomar, que representa os comerciários, disse que o que está valendo é a convenção coletiva que determina folga na terça-feira de carnaval para compensar o trabalho no dia 20 de dezembro de 2020, um domingo. Como o presidente do Sivamar explicou, há possibilidade de mudança porque nesse dia as lojas não abriram.